As gestantes que participam do grupo de acompanhamento participaram de uma sessão de arte gestacional. (Foto: Divulgação/SESAU)
As gestantes que participam do grupo de acompanhamento participaram de uma sessão de arte gestacional. (Foto: Divulgação/SESAU)

Orientar as futuras mamães sobre a importância dos exames médicos durante o pré-natal , além dos cuidados com o bebê e oferecer atividades lúdicas. Esta é a proposta do Grupo de Gestantes criado pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), do São Conrado para atender as grávidas da região.  O grupo é aberto e  conta com cerca de 15 gestantes que participam das atividades que são realizadas todas as terças-feiras no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro.

A enfermeira Suelen Oliveira explica que, além de levar temas como a importância do pré-natal, alimentação adequada à gestante, amamentação, são inseridas dentro do cronograma atividades lúdicas de interação e inserção social, além de técnicas de relaxamento através de massagens e outros métodos como o escalda-pés, por exemplo.

Na terça-feira (23), as gestantes que fazem parte do grupo de acompanhamento participaram de uma sessão de arte gestacional e transformaram suas barrigas em verdadeiras obras de arte.

“Essa é uma atividade muito bacana porque as mamães ficam muito satisfeitas com o resultado e se sentem relaxadas. Além disso, proporciona um momento de distração e interação entre elas”, diz. Os materiais utilizados para fazer a pintura são próprios para a pele.

As gestantes recebem orientações sobre a importância da amamentação exclusivamente no seio materno até os seis meses de vida e de como dar banho no bebê recém-nascido de uma maneira confortável, tanto para mãe quanto para a criança.

Além das orientações, as mães são acompanhadas por psicólogos, nutricionistas e educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).