Ouvidoria da SAS é destaque em evento da Assistência Social da Região Centro-Oeste

O trabalho da Ouvidoria da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), foi destaque no Encontro de Ouvidorias da Assistência Social da Região Centro-Oeste, realizado esta semana em Cuiabá, no Mato Grosso. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o SEBRAE, reunindo ouvidores, gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de toda a região.
O ouvidor da SAS, Douglas Edio Maurer Teixeira, representou a pasta no evento e ressaltou a importância de alinhar a atuação da SAS aos parâmetros estabelecidos pelo MDS para as ouvidorias, enfatizando o caráter formativo e pedagógico do encontro. A participação possibilitou não apenas a troca de experiências entre os entes federativos, mas também a aquisição de novos conhecimentos, metodologias e referências práticas.
O espaço ofereceu a oportunidade de uma formação contínua, essencial para fortalecer a função estratégica da Ouvidoria, ampliar a efetividade das ações do órgão e consolidar sua contribuição para uma gestão mais transparente, responsiva e voltada às necessidades dos usuários do SUAS.
Durante sua participação, Douglas compartilhou as experiências sobre o processo de construção da Ouvidoria da SAS, em 2021, e apresentou as práticas exitosas já consolidadas na gestão do SUAS. Em sua exposição nos grupos focais, o profissional destacou como a Ouvidoria Setorial atua, na prática, para obter resultados positivos nos atendimentos.

“Trabalhamos por meio do acolhimento das manifestações dos usuários (elogios, denúncias, reclamações e sugestões), do encaminhamento adequado das demandas aos setores responsáveis e do monitoramento das respostas para garantir que o cidadão seja ouvido e tenha retorno efetivo. Dessa forma, o trabalho da Ouvidoria contribui para fortalecer a escuta cidadã e a gestão qualificada, aproximando os usuários da política pública de assistência social”, pontuou.
A programação do encontro contou ainda com o painel “Ouvidoria Inteligente para o século XXI e os Programas Sociais do MDS”, debates sobre a Estratégia Nacional de Inclusão Socioprodutiva e reflexões sobre os avanços e desafios da política nacional de ouvidorias. Além disso, oficinas sobre qualidade, formação e governança pública (ministradas pela Fiocruz) e da roda de conversa “Ouvidoria para o fortalecimento da Gestão Qualificada e da Escuta Cidadã”, facilitada pela equipe técnica da Ouvidoria Geral do MDS.
O evento foi encerrado com a leitura e assinatura da Carta de Cuiabá, documento que reafirma o compromisso coletivo da região Centro-Oeste com o fortalecimento das ouvidorias da Assistência Social e com a disseminação de práticas inovadoras para qualificar a escuta e a participação cidadã.
#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram o evento.