Prefeitura leva serviços de empregabilidade e bem-estar animal à Ação Todos por Elas

A Prefeitura de Campo Grande participa da Ação Cidadania #TodosPorElas, neste sábado (19). Oferecendo serviços como castração gratuita e oportunidades de trabalho, através das secretárias, a prefeitura une forças ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e mais de 70 instituições parceiras neste evento que ocorre no Parque Jacques da Luz, Bairro Moreninhas até às 17h.

A prefeita Adriane Lopes reforça a importância da iniciativa. “O Tribunal de Justiça sai na frente. A violência contra as mulheres, tanto na nossa Capital quanto no nosso Estado, infelizmente é uma realidade. E quando todos os órgãos se unem no enfrentamento a essa violência, os resultados, com certeza, serão positivos. Por isso, parabenizo todos os entes envolvidos nesta ação de cidadania. Nosso objetivo é avançar e mudar os indicadores de violência contra as mulheres”, disse a prefeita.

Através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), ofereceu castração gratuita aos pets, e a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), esteve presente com quadro de vagas de emprego e até mesmo cursos gratuitos para capacitação. Já a Fundação Municipal de Esportes (Funesp) cedeu o espaço e auxiliou na organização da ação.
O presidente da Associação de Moradores das Moreninhas II, Valmir Lopes, afirma que a ação em uma das regiões mais populosas da cidade descentraliza os serviços e, ao mesmo tempo combate a violência contra a mulher. “É necessário que mudar, combater a violência e ações como essa incentivam a população e conscientiza a todos”.

Durante a abertura do evento, a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, idealizadora da campanha e responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, ressaltou a importância da união das instituições em prol do combate à violência contra a mulher.
“Estou muito feliz por este dia tão bonito e especial, por essa ação que estamos desenvolvendo aqui, cujo foco é o combate à violência de gênero contra a mulher. De forma efetiva, o Tribunal de Justiça, por meio do apoio do presidente, desembargador Dorival Renato Pava, o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, a FIEMS, a TV Morena, a Prefeitura Municipal e todos os demais parceiros que aqui estão, uniram esforços em prol desse enfrentamento. Estamos oferecendo serviços básicos e essenciais para o exercício da cidadania e da inclusão, permitindo que a mulher se torne protagonista da sua própria história, rompendo com o ciclo da violência. E, para aquelas que ainda não passaram por isso, que consigam, de fato, manter-se longe dessa realidade. Este é um momento de união, mas, acima de tudo, de políticas públicas concretas, de cidadania e de inclusão”, destaca.
Com foco na inclusão social, no protagonismo feminino e no enfrentamento à violência de gênero, a Ação oferece ao longo do dia mais de 200 atividades e serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, capacitação profissional, assistência social e cultura.
Feliz com a oferta de tudo isso, bem perto da sua casa, Neide Cabral, 42 anos, destacou que as Moreninhas mereciam receber o palco de uma discussão tão importante. “Terminará a ação e ficará uma lembrança, de algo muito importante de se pensar, homens e mulheres. Temos que combater a agressão às mulheres, os feminicídios, com um basta! E trazer os atendimentos fez o dia todo ter gente no parque”, falou.

Na busca do primeiro emprego, Maria Gabriela dos Santos, 24 anos, otimizou o trabalho que teria para comparecer até a Funsat, onde ainda precisaria fazer o seu cadastro. “Melhor coisa foi ser no sábado e com toda condição para resolver todas as coisas que precisava. Para mim, ainda houve o encaminhamento de uma entrevista, perto de onde moro, aqui nas Moreninhas”, comentou.
Aos 15 anos, Ester Sarmento, também precisou caminhar pouco, para recorrer ao atendimento no qual ambicionava uma mudança de vida. “É o primeiro emprego, um objetivo que preciso muito da Funsat para conseguir. Quando der certo, já tenho tudo preparado, pois a primeira contratação tem que ser uma prioridade e estou motivada”, respondeu a candidata depois da entrevista prévia com analistas do Emprega CG.

Para Marcos Henrique Monteiro de Amorim, a indicação do caminho até o ponto do programa no evento, foi da sua vó, Dona Maria José Monteiro, de 69 anos. “Ela me incentiva bastante para tentar essa contratação. Ao saber da Funsat aqui, voltou lá em casa para me contar. Muito bom, as instituições virem no nosso bairro”, relatou o candidato, de 17 anos, ainda sem a anotação inicial na Carteira de Trabalho.

Sorte também, foi a definição de encontro com o Emprega CG, por parte de Ivonete Luiza dos Prazeres, 49 anos. “Uma benção encontrar o apoio que eu queria para dar a entrada no Seguro Desemprego, ainda mais em um sábado, tendo toda a paciência para me atenderem bem”, comentou a moradora do Nova Jerusalém.

Entre os principais serviços oferecidos pelo TJMS está a Carreta da Justiça, que realiza atendimentos jurídicos completos, como ações de alimentos, divórcio, guarda, reconhecimento de paternidade e união estável, além de esclarecer dúvidas e orientar juridicamente a população. O Judiciário também participa por meio da Coordenadoria da Infância e da Assistência de Gestão Documental, com ações educativas, orientação ao público e uma exposição de processos históricos relacionados à violência contra mulheres.
A ação também oferece emissão de documentos, orientação jurídica e psicológica, serviços de saúde, oficinas de capacitação, encaminhamento para vagas de emprego, atividades culturais e recreativas para crianças e adultos, além de exposições, palestras e apresentações artísticas.
#ParaTodosVerem As imagens mostra a ação nas Moreninhas.