SAS realiza capacitação para mais de 30 novos entrevistadores do Cadastro Único e reforça atendimento nos Cras

Com o objetivo de aprimorar a qualidade do atendimento aos usuários que buscam o Cadastro Único nas 21 unidades de Cras, a Gerência do CadÚnico da Secretaria de Assistência Social da Cidadania (SAS) está realizando duas capacitações. Passam pelo treinamento nesta terça-feira (8), o total de 35 novos entrevistadores sociais e quatro supervisores de Cadastro, selecionados em processo seletivo realizado pela Prefeitura de Campo Grande. Eles começam a atuar nas unidades este mês.
As capacitações têm como foco desde o preenchimento dos formulários físicos quanto a utilização do sistema eletrônico da DATAPREV até o acesso ao Portal do Cadastro Único, que este ano foi reformulado pelo Governo Federal para dar mais agilidade ao processo de atendimento dos usuários. Os novos servidores permitirão à gestão ampliar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade aos programas sociais do Governo Federal
O reforço nas equipes representa um passo essencial rumo à descentralização do atendimento do Cadastro Único, sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo o acesso a políticas públicas como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

“A ampliação do quadro de entrevistadores e supervisores permitirá maior agilidade no atendimento e, principalmente, aproximará o serviço da população, beneficiando, sobretudo, as famílias que vivem em regiões mais distantes do centro da cidade”, disse a gerente do Cadastro Único, Mayara Almeida da Silva Ferreira. Ela explica que a estratégia fortalece a democratização do acesso ao CadÚnico, garantindo que mais usuários possam realizar cadastros e atualizações sem enfrentar longos deslocamentos ou filas excessivas.
Após as capacitações, que ocorrem no auditório da SAS e na Faculdade Estácio de Sá, os novos entrevistadores sociais serão designados à sua respectiva unidade de lotação a partir desta quarta-feira (9). “A presença dos novos profissionais nos Cras será fundamental para fortalecer as equipes das unidades, assegurando um atendimento mais humanizado, qualificado e eficiente, pois estarão atualizados em relação aos procedimentos, normativas e diretrizes do CadÚnico”, ressaltou a gerente do Cadastro Único, Mayara Almeida da Silva Ferreira.
Já os supervisores de Cadastro terão um papel estratégico na coordenação técnica das equipes, promovendo a padronização dos atendimentos e a integridade das informações inseridas no sistema.

Responsabilidade
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, destacou que a realização do processo seletivo e a qualificação imediata dos servidores reafirma o compromisso da gestão municipal com a inclusão social e o fortalecimento da política pública de Assistência Social. “Nosso objetivo é promover uma gestão mais próxima, moderna e centrada nas necessidades reais da população”, pontuou
A secretária-adjunta Inês Mongenout, que também marcou presença nas capacitações, reforçou a importância do comprometimento dos servidores para garantir um atendimento assertivo. “Vocês que estão trabalhando com os usuários na ponta do processo têm uma responsabilidade muito grande porque precisam compreender as solicitações e orientar as pessoas da forma correta para que elas não percam seus benefícios”, afirmou.
Para Jaqueline Pereira Gonçalves de Alcântara, que irá atuar como entrevistadora, o processo seletivo está sendo a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho e também a porta de entrada para construir uma carreira na Assistência Social. Cursando o quinto semestre de Serviço Social, ela conta que sempre sonhou trabalhar em prol das pessoas em vulnerabilidade.

“O que me chamou mais atenção nesse processo foi a oportunidade de fazer o bem, de conseguir ajudar aquelas pessoas que estão precisando de um amparo e às vezes estão invisíveis. Elas não têm informações e nem acesso a oportunidades que podemos ajudar”, disse.
Jaqueline irá atuar na Central do Cadastro, no bairro Amambaí e está ansiosa pelo seu primeiro dia. “O curso está sendo muito bem aplicado, os técnicos ficam o tempo todo dando suporte e esclarecendo dúvidas. Eu não sabia que tinha tanta exigência, é uma responsabilidade muito grande né, mas estou animada porque minha meta é prestar concurso público”, concluiu.
#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram a capacitação, pessoas sentadas ao auditório, depois em frente a computadores e vendo palestras durante o treinamento.