A Prefeitura de Campo Grande participa nesta segunda-feira (26) do Programa MS Ativo Municipalismo do Governo do Estado, que visa consolidar o novo modelo de cooperação interfederativa entre Estado e prefeituras. A Capital está entre as 11 cidades da região que irão levar demandas e solicitações ao Governo do Estado em busca de ampliar a efetividade das políticas públicas. O programa acontece no auditório do Senac Hub, ao lado do Horto Florestal.

O objetivo, segundo o Executivo Estadual, é instituir um modelo de gestão pública orientado por resultados, baseado em dados e metas a serem alcançadas, de forma a garantir entregas mais qualificadas para a população. Com isso, o Governo e as prefeituras desenvolvem ações personalizadas, voltadas às demandas locais específicas de cada município.

Para a prefeita Adriane Lopes, que participou da abertura do evento ao lado da vice-prefeita Camilla Nascimento, a iniciativa fortalece o protagonismo municipal e com o apoio do Governo do Estado, a cidade leva mais melhorias à população. A prefeitura aproveita o momento para fazer solicitações em infraestrutura e na área da saúde.

“A proximidade com o governo do Estado é fundamental. Nós, prefeitos, fazemos a gestão dos municípios — no meu caso, da Capital — e conseguimos avançar até certo ponto. Mas é a parceria com o Governo do Estado que nos permite ir além e entregar mais resultados para a população. Esse seminário é muito importante. Estamos aqui justamente para apresentar as demandas de Campo Grande e buscar essa parceria com o governador Eduardo Riedel, para que possamos atender aos anseios da população, especialmente nas áreas de infraestrutura e saúde. Hoje estamos trazendo esses pedidos, que vêm diretamente da população, com a expectativa de conseguir recursos e inovação para investir na nossa cidade”, disse a prefeita Adriane Lopes.

Rodrigo Pérez, secretário de Estado do Governo e Gestão Estratégica, informou que os municípios participantes vão manter o espaço de diálogo, com o objetivo de aprofundar as discussões técnicas ao longo do dia para aprimorar cada vez mais a modalidade de cooperação.

“Se eu pudesse resumir o dia de hoje em uma palavra, seria: cooperação. O Programa Imersivo nasceu justamente com esse propósito: atender às demandas dos municípios. É o que o governador tem feito nas últimas três ou quatro semanas — ouvindo cada prefeito, cada vereador, cada presidente de Câmara — para entender o que cada município precisa, e, assim, o Estado poder atuar para ajudar a resolver.”

Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, enfatiza a ação integrada ao Sistema S. “A proposta do Sebrae é justamente essa: reforçar a importância de estarmos juntos, governo e municípios, promovendo cooperação e trabalhando com dados, conhecimento e transparência. É com essas ferramentas que conseguiremos levar mais gestão para todos os municípios. Este trabalho que estamos realizando tem o objetivo de levar mais transparência para a gestão, aprimorar os modelos administrativos, levar informação, números, dados, enfim, transformar tudo isso em conhecimento prático, como vocês têm feito tão bem com suas equipes. E é esse conhecimento que permite trabalhar mais e melhor, com eficiência, com inteligência, e sempre com troca de experiências.”

Representando os secretários dos municípios e do Estado, a secretária de Estado de Assistência Social, Patrícia Cozzolino afirmou que os poderes devem unir esforços e estreitar a relação.

“Na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, temos um olhar especial para o desenvolvimento social. Não adianta o Estado crescer economicamente se esse avanço não for acompanhado por melhorias na educação, saúde e assistência social. Caso contrário, a desigualdade social só aumenta — e é exatamente isso que o governo quer evitar. Por isso, o fortalecimento do municipalismo é fundamental, para que o PPA dos municípios dialogue com o PPA do Estado. É esse alinhamento técnico que faz os indicadores avançarem.”

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, enfatizou que o encontro em Campo Grande é muito importante, pois reforça o vigor do Estado e o papel fundamental da economia local. “No modelo cooperativo, como bem disse nosso secretário, o foco está na integração, cooperação e entendimento mútuo. Quando percorremos o Estado durante a construção do PPA, a intenção foi justamente essa: ouvir os municípios e transformar esse sentimento coletivo em um plano estadual conectado à realidade local. Quando o governo se dispõe a receber prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vereadoras nos 79 municípios, ele está ouvindo a sociedade; porque essas lideranças representam diretamente as demandas da população, seja em saúde, educação, assistência social ou infraestrutura. Com essa escuta ativa, o Estado erra menos, aplica melhor os recursos e, acima de tudo, fortalece as políticas públicas de forma mais eficiente e justa”.

MS Ativo

Estão sendo realizados seminários regionais para a apresentação do Ciclo 2025 do Programa MS Ativo Municipalismo aos prefeitos e gestores municipais. Já ocorreram os encontros das regiões de Coxim e Três Lagoas, e agora é a vez da região de Campo Grande, atendendo os municípios de Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos, totalizando 11 municípios integrados.

Do Executivo de Campo Grande, representantes de secretarias estratégicas participam do evento, que contará com conferências ao longo do dia.

Durante os encontros, são fornecidas orientações técnicas, por meio da Oficina de Alinhamento Estratégico, que promove o alinhamento das políticas públicas entre Estado e municípios nas seguintes áreas: educação, saúde, assistência social, ambiente de negócios e infraestrutura.

O MS Ativo materializa os quatro eixos do governo: verde, por integrar ações sustentáveis; próspero, ao promover o desenvolvimento regional; digital, ao usar ferramentas de inteligência de dados para a tomada de decisões; e inclusivo, ao respeitar realidade e as demandas de cada cidade, melhorando a vida das pessoas.

A programação inclui apresentações sobre o Plano Plurianual (PPA) municipal, contrato de gestão municipal e oficinas temáticas voltadas às áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento local.

#ParaTodosverem As imagens de capa e internas mostram autoridades e participantes do evento.