O 2º Mutirão de atendimento às Associações Comunitárias, “Todos Juntos pelo Comunitário”, realizado nesta quinta-feira (17), levou as mais de 75 Associações atendidas durante a ação, uma palestra de conscientização contra a violência de gênero, “Mulheres Comunitárias, não se calem. Pelo fim da violência”.

De acordo com a Suasc, com o objetivo de apoiar a Campanha do Agosto Lilás, de prevenção da violência contra as mulheres, a Subsecretaria reuniu as lideranças comunitárias femininas, para aprender mais sobre autocuidado, acolhimento de denúncias, autoajuda e conscientização da violência sofrida pelas mulheres, para contribuir na disseminação do conteúdo nas comunidades.

Participam da palestra a Delegada de Polícia Karen Viana de Queiroz da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a Tenente Coronel Letícia Raquel Lopes Ramos, Diretora da Polícia Comunitária e Direitos Humanos do Comando Geral da Polícia Militar do Estado e a neurocientista Andréia Souza Coordenadora de Palestra do Grupo Amor.

“É muito importante que esse tema seja trabalhado em todos os lugares, só quem já viveu na pele sabe como é difícil se livrar do ciclo da violência, o quanto a mulher sente medo, culpa, vergonha. Depois que eu consegui sair, luto para que ninguém passe pelo o que eu passei e que mais e mais mulheres consigam se livrar dessa dor”, descreveu a dona de casa de 45 anos, que preferiu não se identificar.

As palestras reuniram cerca de 65 mulheres, em sua maioria líderes comunitárias, além de toda conscientização para prevenção e acolhimento sobre a violência sofrida pelas mulheres feitas pela Tenente Coronel Letícia Raquel Lopes Ramos e pela Delegada Karen Viana de Queiroz, o grupo Amor Vida (GAV) através da palestrante Andréia Souza conscientizou as lideranças sobre a prevenção de suicídios, explicando como elas podem aplicar em suas comunidades, e salvar vidas.

“Eventos como esse são de extrema importância para comunidade, temos que lutar para que a mulher tenha conhecimento do que é a violência, pois muita das vezes ela passa por violência psicológica e ela pensa que violência é somente a violência física, e para que ela tenha conhecimento da rede de proteção, para que ela tenha conhecimento dos órgãos estatais que estão dispostos a ajuda-la, então para este conhecimento e essa interação da polícia militar com o estado junto à comunidade é muito importante” pontuou a Tenente Coronel Letícia Raquel Lopes Ramos.

Alaide Aparecida Perez Alves, vice-presidente da Associação de Moradores do Vivendas do Parque, participou das palestras e contou sua experiência. “Foi muito bom. Vou levar para os meus vizinhos, para toda comunidade, vou passar para eles tudo que aprendi aqui, foram ótimas as palestras, e será de muita utilidade onde moro, o que mais me chamou atenção sobre o que ouvi aqui hoje foi sobre como podemos ajudar a prevenção sobre suicídio, isso com certeza eu vou levar para minha associação e vai ser muito útil lá, foram palestras maravilhosas”.