As 196 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) retomaram às aulas nesta quinta-feira (7) e os alunos já começaram a receber os uniformes e os kits escolares. Todas as 101 EMEI’s (Escolas Municipais de Educação) já foram contempladas com os materiais escolares e a entrega dos 98.400 kits está sendo finalizada nas 95 escolas.

IMG_9944Quanto aos uniformes, as peças começaram a ser entregues esta semana às escolas da região do Bandeira e o prefeito Marquinhos Trad ressaltou, durante abertura do ano letivo na EMEI Professora Adélia Krawiek, no bairro Santa Luzia, que a entrega dos uniformes nas unidades será concluída até o fim de semana.  “Estamos fazendo uma força-tarefa porque são quase 200 unidades, mas até domingo todas estarão com seus uniformes”, afirmou o prefeito.

No total, foram adquiridas 598.313 peças, entre tênis, camisetas manga curta, regata, calça de helanca, jaqueta, agasalho de moleton, calça legging, short-saia, bermuda, meia comum e antiderrapante.

Volta às aulas_4O prefeito também destacou  o empenho em garantir a segurança da comunidade escolar. “Além da limpeza e correção de alguns pontos estruturais das unidades escolares, também estamos trabalhando para aumentar a segurança e a iluminação nos arredores das escolas para que os pais se sintam seguros em deixar seus filhos”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, destacou o apoio da comunidade escolar  e enfatizou o trabalho dos profissionais da Reme. “Ficamos muito felizes em ver o carinho e a confiança depositados em nosso trabalho e em deixar seus filhos sob nossa responsabilidade. Trabalhamos para oferecer às crianças uma educação de excelência”, enfatizou.

Merenda

Volta às aulas_1Além dos kits escolares e uniformes, todas as unidades estão abastecidas com os produtos destinados à merenda, como as proteínas, biscoitos, arroz, feijão, leite em pó, macarrão e os hortifrutis que são entregues semanalmente para garantir a boa aliimentação. Os produtos destinados aos alunos com intolerância à lactose ou outro tipo de alergia continuam mantidos. Em 2018, a Reme contemplou 50 crianças com alimentação especial devido a algum tipo de restrição.

De acordo com a chefe das nutricionistas da Superintendência de Alimentação Escolar (Suale), Michele Ignácio, uma das novidades que irá chegar às unidades a partir de março é a carne bovina congelada  através da tecnologia IQF (Individual Quick Frozen), que garante o congelamento individual do produto, o que facilita o porcionamento das refeições e a possibilidade de verificar a qualidade do produto sem a necessidade de descongelar.

Ao todo, a Reme disponibiliza dez cardápios em suas unidades. Os alunos das EMEI’s, por exemplo, são atendiIMG_9979dos com quatro refeições diárias, assim como as escolas de tempo integral e rurais integrais. Já os das escolas urbanas recebem uma refeição.

Valorização

Para o casal Rangel Fagundes Rodrigues e Adriana Lopes Marques Fagundes Rodrigues, pais do pequeno Gael, de dois anos, que frequenta a EMEI Professora Adélia Krawiek, a entrega dos uniformes e material escolar já no início das aulas representa uma valorização dos alunos. “É importante porque muitas famílias não têm como comprar uma roupa e ter esse material. A criança se sente igual ao outro ajudando na socialização”, ressaltou o pai.

IMG_9774 Já Adriana  aposta que a mudança de nomenclatura de Ceinf para EMEI vai ser muito positiva. “Gosto muito do trabalho desenvolvido na Reme. Meu filho desenvolveu a fala depois que veio para o antigo Ceinf e, agora, com essa nomenclatura de EMEI vai fortalecer o caráter pedagógico das atividades”, pontuou.

Para a cuidadora Isaura Batista de Oliveira, mãe de Nicolas, de 3 anos, os uniformes que estão sendo entregues representam uma economia para a família. “Facilita muito nossa vida porque também podemos economizar nas roupas que compramos, já que eles não precisam fazer tantas trocas por semana, sem falar que representa uma segurança”, disse.

Volta às aulas_3

A Reme começou o ano letivo com 98.418 alunos, porém com as novas designações para EMEI’s na próxima semana e a conclusão do processo de matrículas, a expectativa é que esse número chegue a 104 mil alunos.