A prefeitura de Campo Grande através da Semed (Secretaria Municipal de Educação) em parceria com a Agepen (Agência do Sistema Penitenciário), entregou na manhã desta quinta-feira (12), 30 uniformes de balé para alunas do Centro de Educação Infantil, Flória Britez de Eugênio e do Centro de Educação Infantil Engenheiro Valdemir Corrêa de Resende que participam das aulas de balé oferecidas pela Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura) da Semed. Ao todo, 15 alunas de cada unidade receberam o kit composto de saia de tule e um body.

uniforme_balé_2O material para confecção dos modelos foi enviado para o Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi que mantém oficinas de costura. Em janeiro deste ano, a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, esteve no presídio para conhecer as oficinas de costura. No local, 12 detentas produziram as saias que compõem o uniforme de balé. Já os  bodys foram confeccionados pelos funcionários do setor de costura do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Nasser.

O projeto Na Ponta dos Pés, que possibilitou a produção dos uniformes, é de autoria do professor Felipe Augusto da Costa, técnico da Deac, e do agente penitenciário, Vinícius Oliveira. A intenção é contemplar os ceinf localizados em diversos bairros da cidade, priorizando as regiões onde moram famílias em vulnerabilidade social.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, ressaltou que o objetivo da atual gestão é trabalhar para garantir sempre a qualidade no atendimento à comunidade escolar. “Sempre iremos incentivar parcerias importantes como esta com a Agepen”, disse. A Agepen também é parceira no projeto de parquinho de pneus.

De acordo com a secretária a parceria é importante para unir forças. “Não fazemos nada sozinhos, precisamos de união e todo este trabalho não seria possível se não houvesse também o apoio dos pais e da comunidade escolar. Nossa gestão é feita buscando essas parcerias, indo até a comunidade para verificar o que a comunidade está realmente precisando”, afirmou.

uniforme_balé_3Benefícios

A professora de balé do Ceinf Flória Britez de Eugênio, Jane Simões da Silva Lopes acredita que os uniformes, apesar de serem utilizados apenas nas apresentações, irão incentivar mais a participação nas aulas de balé. “As crianças ficarão muito mais animadas porque o encanto com o balé vai crescer”, ressaltou.

A diretora do Ceinf Engenheiro Valdemir Corrêa de Resende, Rosimeire da Silva Rodrigues enfatizou que a comunidade ficou feliz por ser uma das primeiras a serem contempladas com os uniformes de balé. “O projeto beneficia muito as crianças abrangendo diversos aspectos, entre eles o  pedagógico e o comportamental”, explicou.

A agente de callcenter Joelma Maria Cardoso, que teve uma filha contemplada com o uniforme, ficou surpresa ao saber que parte da roupa foi produzida por detentas e apoia a iniciativa. “Ficaram lindas as peças, acredito que essa parceria beneficia tanto a nós pais, que não podemos comprar os uniformes de balé,  quanto as detentas que podem ajudar no projeto”, destacou.

uniforme_balé_4Pai da pequena Emilly, de cinco anos, o repositor Willian da Silva contou que a  filha adora participar das aulas. “É bom para desenvolver as habilidades motoras, além de contribuir com a formação do caráter”, pontuou.

Mãe da aluna Vitória Laura, também de cinco anos, Kelly Regina Gavilan, aprova o projeto e disse que a filha aprendeu a gostar de dança. “As aulas são ótimas porque ajudam na disciplina. Minha filha está encantada”, completou.