O diretor de Finanças do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gilvan Silva Batista, esteve nesta terça-feira (11) na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para conversar e esclarecer dúvidas de técnicos e superintendentes da Semed sobre o uso de recursos disponíveis dos programas do FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O técnico passou o dia em Campo Grande, junto a outros técnicos, que ministraram palestra sobre o mesmo tema na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), destinada a gestores públicos e técnicos das prefeituras.

_DSC5016Segundo o técnico Gilvan Batista, a equipe do FNDE implantou em maio deste ano, o programa Mais Brasil: FNDE em Ação pela educação, que tem o objetivo de capacitar os gestores educacionais e prestar atendimento individualizado àqueles que trabalham na execução dos programas da autarquia em suas regiões.

“Fazemos uma espécie de bate-papo, explicando, inclusive, como destravar esses recursos que já estão disponíveis para o município. Muitas vezes eles estão travados por algum desconhecimento e até receio de como utilizar”, disse o técnico, que ainda complementou dizendo que em fevereiro foram constatados R$ 8 bilhões de reais em recursos travados em todo o país. “Depois do início da ação, esse montante já caiu para 7,4 bilhões. Nós queremos que as prefeituras utilizem esses recursos e compreendam o passo a passo para a correta execução dos recursos repassados pelo Governo Federal”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, falou sobre a visita do técnico. “Temos muitos anseios, especialmente quanto às obras e foi um momento importante para esclarecer todas as dúvidas”, destacou.

A secretária de Educação do governo do Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amêndola da Mota, também presente a reunião, destacou o  regime de colaboração com a Semed.  “O convite para esta visita ao estado partiu do governo, mas nós consideramos importante dividir esse conhecimento com todos, já que somos parceiros em muitos programas”, enfatizou.

_DSC5064Também participaram da reunião, o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Lacerda Alves e o secretário de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto.

FNDE

O FNDE é responsável pela maioria das ações e programas da educação básica do país, além de atuar na educação profissional e tecnológica e no ensino superior. A previsão orçamentária da autarquia para este ano é de R$ 52 bilhões.

Entre os principais programas de sua competência estão: Alimentação Escolar (Pnae), Proinfância, Caminho da Escola, Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), Programa Banda Larga nas Escolas e Plano de Ações Articuladas (PAR).