Com o objetivo de esclarecer dúvidas que envolvam uma carreira e proporcionar uma reflexão do direcionamento, a orientação vocacional identifica habilidades para uma escolha consciente, priorizando sempre as preferências e sem deixar de levar em consideração as limitações de cada indivíduo. Neste sentido, uma boa opção para os jovens que estão nesta fase, são os atendimentos gratuitos oferecidos pela Subsecretaria de Políticas para a Juventude, que no mês de maio abrirá novas vagas para orientação vocacional, com início no dia 7 até dia 28 de maio.

Serão quatro encontros, sempre às sextas-feiras,  em dois endereços, na sede da Subjuv – Rua 15 de Novembro, 532, no centro da capital, e também no Centro Comunitário do Bairro Coophatrabalho – Avenida Florestal, 845.

A psicóloga Suely Fonseca é a responsável pelos atendimentos e reforça a importância de participar deste tipo de iniciativa. “Orientação vocacional é uma oportunidade de
autoconhecimento, de alinhar habilidades com as características pessoais e profissionais. O processo de escolha está presente em todos os momentos de nossas vidas e na adolescência esse processo é delicado, cheio de dúvidas, de angústias e muita cobrança tanto pela sociedade quanto pela família”, explica.

Na busca por um auxílio que a ajude na escolha do curso de graduação que deverá seguir após o ensino médio, a jovem Aline Inácio dos Santos, de 14 anos, passou pela orientação e está animada com o que aprendeu. “Fiz o curso e foi muito bom. Em relação ao meu futuro, descobri até alguns cursos que eu nem sabia que existiam. Tudo isso vai me ajudar bastante, foi bem legal”.

Assim como fez Aline, os jovens que têm interesse no atendimento presencial na sede da Subjuv podem ligar no número (67) 3314-3577; para participar dos atendimentos no Bairro Coophatrabalho, o contato é (67) 999260-8314.

Vale ressaltar que nos atendimentos estão sendo seguidos todos os protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19, como aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, higienização dos ambientes, uso de máscara, além do distanciamento entre as pessoas.

Serviço da Orientação Vocacional

Turma 1: início: 07/5/2021 a 28/5/2021 (todas as sextas-feiras)
Local: Subjuv – R. 15 de Novembro, 532- Centro. (67) 3314-3577
Horário: 08:00h às 12:00h