O sistema de identificação prévia desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande, através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação (AGETEC) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foi apresentado nesta terça-feira (18) como exemplo de boas práticas no processo de vacinação contra a Covid-19 durante reunião extraordinária da Comissão Permanente de Defesa da Saúde (COPEDS), a qual integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). O encontro foi realizado por videoconferência e reuniu promotores e procuradores  de Justiça de todo o País.

A demostração do sistema foi realizada pelo secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, juntamente com o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, e o adjunto, Edinei Lemes, e o superintendente de Suporte e Tecnologia da Informação  da Sesau, Hugo Luiz Silva do Valle.

“Para nós esse reconhecimento é uma conquista muito grande e coloca a nossa cidade como exemplo de transparência na condução do processo de vacinação. É o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa Capital”, destacou a

O convite para apresentação do sistema de identificação à comissão , além das estratégicas de operacionalização da vacinação contra a Covid-19 adotadas no município de Campo Grande, partiu da promotora de Justiça titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, que tem acompanhado todo o processo desde o início.

“Acredito que experiências como esta (sistema de identificação prévia), devem ser compartilhadas como exemplo de boas práticas, que podem ser adotadas por outros municípios, inclusive. Em Campo Grande temos registrado um número muito pequeno de denúncias de irregularidades, como casos de pessoas que supostamente teriam furado fila e, em sua maioria, é possível atestar a procedência quase que instantaneamente através desta ferramenta que assegura mais transparência e lisura ao processo”, complementa. O município disponibilizou um módulo de acesso exclusivo no sistema para o Ministério Público Estadual acompanhar todas as informações.

A procuradora de Justiça do Ministério Público do Ceará Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto, Coordenadora da COPEDS/GNDH/CNPG, se disse surpreesa pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em Campo Grande.

“Aqui no meu Estado, por exemplo, há uma dificuldade maior em ter acesso a estas informações, diferente do que ocorre aí, onde o processo se torna mais tranparente tendo a possibilidade de consultar essas informações a qualquer momento”, disse.

O sistema também é uma importante e estratégica ferramenta de gestão, sendo possível estimar a quantidade de doses necessárias para atender um grupo específico a partir do número de pessoas cadastradas.

Outro diferencial criado pela Prefeitura de Campo Grande, o vacinômetro permite aos campo-grandenses acompanhar em tempo real o número de pessoas que estão sendo vacinadas na Capital. A ferramenta está hospedada no site: www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg, onde é possível ter acesso a outras informações, como calendário, locais e horários de vacinação e também no relógio da rua 14 de Julho.

Atualmente, em Campo Grande, o sistema está aberto para 29 públicos distintos, divididos em idade, categoria profissional, etnias e grupos especiais. A inserção de novos públicos para cadastramento é feita na medida em que há definição de envio de novas doses e as etapas de vacinação sejam executadas.

A tecnologia já foi cedida para uso ao município de Sidrolândia e deve ser aderida por outras cidades do interior do Estado, como  Mundo Novo, Terenos e Coxim.

Como funciona?

A pessoa apta a receber a vacina acessa o site http://vacina.campogrande.ms.gov.br, através de um dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros).

Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema.

Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, a Sesau irá informar através desse sistema a data e o local de vacinação da pessoa já identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações.

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação.