Qualificar o atendimento ao cidadão e fazer com que as pessoas vejam o serviço público sob uma nova perspectiva é o principal desafio do projeto de capacitação aos servidores municipais, encabeçado pela Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência, por meio Ouvidoria Geral do Município, em parceria com a Escola de Governo da Prefeitura Municipal.

A capacitação  da primeira turma começa neste mês de abril e tem encerramento em setembro. A expectativa é capacitar 1.477 servidores de diversas secretarias. Serão 8 horas de aula por dia, durante dois dias.

O Projeto possibilita a atualização do conhecimento e melhora competências técnica, científica e de atitudes na execução das atividades profissionais, potencializando o desempenho individual e coletivo, bem como promovendo o desenvolvimento humano, profissional e institucional na utilização de um novo padrão de abordagem.

Com isso, objetiva-se que o atendimento ao público, que é a função que exige maior envolvimento do servidor, por ser partir dele que surge uma boa ou má impressão do Município, seja de qualidade.

Afinal, atender ao público é muito mais do que encaminhar pessoas, é prestar segurança nas informações, é suprir os anseios da população que utiliza os serviços públicos. E para isso é preciso procurar rever a forma como os serviços de atendimento vêm sendo prestados, buscando sua realização com maior eficiência.

Para o ouvidor geral do Municipio, Antônio Ueno, é preciso preparar o servidor para o diálogo com os usuários e para uma gestão voltada para qualidade social e humanizada.

“Queremos desenvolver o servidor na carreira, capacitando-o para o exercício de suas tarefas, articuladas com a função social de sua unidade administrativa, contribuindo na superação do trabalho. E ao mesmo tempo deixar o cidadão satisfeito. Para que quando ela saia do órgão público, se sinta acolhido e tenha a sensação de que realmente foi atendido”, disse.

O curso de capacitação terá um conjunto de ações pedagógicas para promover o desenvolvimento integral dos servidores em suas atividades. Dentre os temas abordados estão Atendimento ao Público, Etiqueta e Ética, Desmistificando a Controladoria, Motivação e Qualidade de Vida e Sentido vida: Aspectos psicológicos e emocionais.

As datas previstas para o inicio das aulas são 20 e 24 de abril, 15 e 16 de maio, 6 e 7 de junho, 5 e 10 de julho, 15 e 16 de agosto e 18 e 19 de setembro. Os cursos serão realizados do anfiteatro do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, localizado na Travessa Píres de Matos, 50 – Amambai. Telefone: (67) 3314-4400 .

Ao final de cada curso, será realizada uma pesquisa com os servidores participantes, no intuito de estabelecer parâmetros qualitativos e quantitativos em relação a iniciativa das capacitações e questões direcionadas ao entendimento da relação do servidor com a gestão.