Cerca de dez servidores da Secretaria Municipal da Controladoria-geral de Fiscalização e Transparência (CGM) participaram do curso de capacitação “Controles Internos”, oferecido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-geral da União (CGU).

O curso, voltado aos servidores do Estado e Município, foi ministrado pela auditora federal de controle interno, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria, e por André Luiz Monteiro da Rocha.

Segundo os palestrantes, é necessário desenvolver uma visão ampla sobre os trabalhos empenhados pelo controle interno do poder executivo, além de proporcionar benefícios para a gestão pública com uma atuação eficiente.

Dentre os pontos abordados no treinamento estão os conceitos básicos de gestão de risco, metas ou propósitos que o gestor deseja alcançar para se obter êxito no cumprimento da missão e visão futura da organização.

“O objetivo da gestão de risco é permitir o tratamento adequado aos eventos (riscos e oportunidades), melhorar a capacidade e proporcionar serviços mais efetivos, eficientes e eficazes”, ressalta Janaína Gonçalves.

Para o auditor-geral, Elton Dione, o curso proporcionou grande conhecimento à equipe, já que nos dois dias de treinamento foi possível mesclar teoria e prática dos assuntos.

“Houve momentos bem dinâmicos, abertos à discussão. Assim, a troca de experiência entre servidores municipais, estaduais e federais ficou mais acessível”, declara. O curso tratou de temas relacionados à Auditora, Ouvidoria, Corregedoria e Transparência Pública no poder executivo.