Diretores e secretários de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram nesta segunda-feira (10), no auditório do Centro de Formação Lúdio Martins Coelho, de uma formação para utilizar o sistema do Censo Escolar 2019.

SecretáriosEscolar3A ação é o principal instrumento de coleta de informação da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. O sistema é orientado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O Censo escolar é utilizado todos os anos para fazer levantamento de dados que são utilizados como referência para a formulação de políticas públicas e para execução de programas na área de educação.

A coordenação do sistema é feito pelo INEP e a Semed realiza em regime de colaboração com participação de todas as escolas públicas e privadas do país, servindo de base para os repasses de verbas do governo federal.

Na Rede Municipal a formação será feita em duas etapas. A primeira neste momento com a matrícula inicial e todas as informações que serão coletadas e segunda somente no final do ano, que será o movimento e o rendimento.

A Gerente de Informações Gerenciais da Semed, Delfina Melgarejo, falou sobre a importância da formação. “O treinamento é importante porque houve mudanças no sistema, foram acrescentadas informações e mudaram alguns conceitos que já havíamos tendo como claro há muito tempo atrás”, disse.

SecretáriosEscolar1A gerente explicou que a coleta de informações oferece respaldo para a política brasileira de dados. Com o quantitativo relacionado pelas pesquisas do Censo é aplicado o plano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e outros trabalhos que o governo federal propõe.

Para esse treinamento participaram mais de 400 servidores da Rede Municipal de Ensino, incluindo diretores, diretores-adjuntos e secretários. No período matutino, participaram os servidores das EMEIs e no período da tarde, as unidades de Ensino Fundamental.

Para a diretora da EMEI Georgina Ramires da Silva, localizada na Vila Santo Eugenio, Lucinéia Rios Ossuna, onde estudam 218 crianças, a formação é importante para a comunidade escolar.

“Eu achei de grande relevância, inclusive pela mudança e alteração de sistema e também para reforçar juntamente a comunidade qual a importância do Censo, para nós como escola”, pontuou.

A secretária escolar da EMEI, Michel Scaff, localizada no bairro Jardim Columbia, Fernanda Machado da Silva, que trabalha há um ano e meio da unidade, participou da formação. Na escola há 150 crianças matriculadas, do grupo I ao grupo III.

“Muito boa a formação, agrega conhecimentos. Teve novas mudanças. É a primeira vez que faço essa formação. Temos que sempre estar atualizando o sistema. Esse treinamento facilita o entendimento do sistema”, afirmou.

Dados

Os dados sobre os números de representação da Rede Municipal de Educação podem ser obtidos através de pesquisa no próprio portal do INEP, por meio do endereço eletrônico, http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-escolar.