Com foco no incentivo à leitura, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove nesta terça (2) e quarta-feira (3), o 1º Fórum de Leitura, Literatura e Bibliotecas da Rede Municipal de Ensino (Reme). A iniciativa tem como proposta discutir o despertar dos alunos para a leitura.

leitura fórum_6A abertura contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad e da secretária-adjunta de Educação, Soraia Campos. O evento acontece no Centro de Formação da Semed e está sob a coordenação da Superintendência de Políticas Educacionais e acompanhando pela professora Mirna Santana.

Durante a abertura do evento, o prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da leitura para as crianças. “A partir do momento que estimulamos uma criança para a leitura, despertamos o espírito crítico e construtivo”, disse o prefeito.

A secretária-adjunta, Soraia Campos  lembrou a importância de uma equipe de excelência nas escolas para projetos de incentivo à leitura e destacou o profissionalismo da equipe técnica das escolas, das bibliotecas e salas de recurso pelos projetos que desenvolvem.

Incentivo

O Fórum, coordenado pela professora Mirna Santana faz parte do projeto Construindo Leitores na Escola e destaca considerações relevantes a respeito do procleitura fórum_4esso de leitura no Brasil atual. Segundo ela, o projeto é implantado como um importante recurso para o acréscimo de novas informações  e experiências que possibilitem a reformulação do processo de aprender e reaprender.

Em sua ação, o projeto consiste em oferecer aos estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme), habilidades e competências necessárias  para o desenvolvimento pessoal, social e profissional. A intenção é levar a leitura como habilidades básicas, com ampla diversidade e que pode ser realizada para informar, investigar, aprender e divertir.

Durante os dois dias do Fórum serão ministradas palestras por professores especializados no tema. Na abertura falaram os professores doutores Nataniel  dos Santos Gomeleitura fórum_5s; Ruberval Franco Maciel e Daniel Abrão, todos da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). “A ideia dos debates é contribuir com o processo de formação de leitores e de letramento, bem como resgatar a importância da biblioteca escolar, sendo uma forte aliada ao processo de construção do conhecimento dos estudantes”, frisou a professora Mirna Santana.

A assistente de biblioteca da escola municipal Etalivio Pereira Martins, Ana Maria de Souza  atua na Reme há mais de 20 anos e ressaltou a importância do Fórum. Na escola, ela desenvolve projetos para 800 alunos. “Esse evento é de grande utilidade para nós, porque sempre traz novos conhecimentos”, comentou. A biblioteca que ela atua é bastante frequentada e possui em torno de quatro mil livros.

A professora de Letras, Yaisa Melina de Araújo, que trabalha na biblioteca da escola  municipal José Rodrigues Benfica na região central da cidade explicou que o evento contribui para que sejam formados novos leitores. “O Fórum contribuiu também com o diálogo com quem está na universidade e fortalece as práticas, os projetos e a troca de experiências”, acentuou. A professora complementa ainda que no encontro é possível também alinhar os trabalhos nas escolas municipais com as formações continuadas que a Semed propõe a fim de formar alunos  leitores com habilidades cognitiva, emocional e social”, concluiu.