Profissionais da área de educação física da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam do 11º Seminário de Esporte Escolar com discussões de práticas pedagógicas inovadoras e tendências educativas. A abertura aconteceu na última terça-feira (7) e os debates seguem até quinta-feira (9).

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento busca ser um veículo aberto e colaborativo de atualização e construção de conhecimento dos profissionais da área.  O Seminário é um importante momento para ampliar o diálogo entre docentes  em relação a questões educacionais da atualidade e ser mais uma fonte de subsídios técnico-pedagógicos que sirvam para inspirar práticas de ensino mais eficazes e prazerosas aos alunos.

IMG_8268 (Copy)O evento visa a discussão de experiências inovadoras e os resultados das ações pedagógicas bem- sucedidas no âmbito escolar. Durante o Seminário serão discutidas novas tecnologias e abordagens pedagógicas que estão transformando o papel de professores e alunos em sala de aula.

As palestras são destinadas a profissionais das áreas de educação física lotados nos projetos da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC) e também nas aulas curriculares.

Formação Pedagógica

O chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura, Marcos Lopes  destacou que o seminário esportivo é de extrema importância para a formação pedagógica. “A expectativa é de que nos três dias haja bastante ideias e troca de experiências”, disse.

A secretária-adjunta da Semed, Soraia Campos ressaltou o apoio ao esporte e a luta para melhorar a cada dia mais a área da educação física dentro da Rede Municipal de Ensino. “Temos lutado muito pra conseguir sempre algo a mais para os professores e para nossos alunos da Reme”, comentou.

SONY DSC

O palestrante convidado, professor-doutor Paulo Ricardo Nunes  ressaltou a necessidade do aprimoramento profissional do esporte escolar com o conhecimento teórico levado para a prática. “Temos que ter embasamento do que uma criança precisa e do que uma escola precisa para melhorar a atividade”, frisou.

Na programação de abertura foram abordados os temas como o esporte escolar no processo de formação do aluno no ambiente escolar, a saúde no ambiente escolar e as práticas pedagógicas no ambiente da escola escolar com a utilização de jogos.

Outros temas destacados foram o bem-estar no trabalho, a atuação do professor de educação física na Rede Municipal de Ensino, as possibilidades educativas dos eventos competitivos de esporte na escola e a pedagogia histórico-crítica nas aulas de educação física da Rede Municipal de Ensino.