A Secretaria Municipal de Educação (Semed) aderiu ao movimento Semana Lixo Zero por meio da implantação do projeto “Atitude cidadã: consumo consciente e responsabilidade compartilhada”, que visa envolver os servidores da secretaria em ações para reflexão, redução, separação e destinação dos resíduos produzidos nos setores do órgão central.

Para divulgar as ações, foi realizado na tarde desta sexta-feira (18), no auditório do Centro de Formação Lúdio Martins Coelho, na secretaria, o “Dia D: Movimento Lixo Zero Semed”, que reuniu os servidores para uma conversa sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a Coleta Seletiva em Campo Grande e a separação dos resíduos sólidos na Semed.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, secretária-adjunta, Soraia Campos, além de superintendentes e técnicos da Semed. A secretária Elza Fernandes destacou as ações que as escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) já estão desenvolvendo seguindo as propostas da Semana Lixo Zero e falou sobre a importância de formar uma consciência de preservação do meio ambiente. “No começo nem sempre é fácil envolver a família, mas precisamos reforçar estas ações diariamente porque depois que você entende a importância que essa mudança de comportamento tem para a vida dos catadores, fica mais fácil adotar a coleta seletiva”, pontuou.

Com o objetivo de cumprir com os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Semed está incentivando os servidores, entre outras ações, a repensar o consumo, reduzir a produção de resíduos e separar e dar um destino correto aos resíduos sólidos.

Mobilização

O Instituto Lixo Zero Brasil, única organização no país autorizada pela ZWIA (Zero Waste International Alliance) gerencia no âmbito do território brasileiro, a Semana Lixo Zero, que representa uma plataforma mobilizadora por nichos cujo objetivo é movimentar o maior número possível de organizações para redução dos resíduos sólidos.

Todo ano, o Instituto promove a Semana Lixo Zero em várias cidades do país buscando uma conscientização ambiental. Em 2019, o município de Campo Grande aderiu a este movimento e secretarias municipais desenvolverão ações para reduzir a produção de resíduos sólidos.

A ideia do Dia D é incentivar uma sensibilização individual e coletiva dos servidores e promover a compreensão da diferença conceitual entre lixo e resíduos. Desta forma, a partir da separação correta, o lixo se transforma em resíduos que podem ser reciclados quando destinados à coleta seletiva.

Ações imediatas de corresponsabilidade e apoio à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, definidas na Lei 12.305, em vigência desde 02 de agosto de 2010, devem ser tomadas por governos, empresas, sociedade civil organizada, escolas, comunidades e também pelos cidadãos.

Para que as ações sejam efetivamente colocadas em prática, a equipe de Geografia, da Gerência do Ensino Fundamental e Médio realizou reuniões com representantes de cada setor e com a equipe de limpeza para compreensão da proposta.

“A execução deste projeto gera expectativas positivas em função da organização das atividades de coleta dos resíduos sólidos na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, mas principalmente pelo envolvimento da comunidade civil em ações de educação ambiental que visam uma diminuição na quantidade de resíduos produzidos através do consumo consciente”, ponderou a professora Analice Talgatti.

O projeto colabora com os objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS, elaborados pela Organização das Nações Unidas – ONU, na medida em que promove ações voltadas à saúde e o bem-estar da comunidade, à educação de qualidade, ao desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis e ao consumo e produção responsável.