Semana Lixo Zero debate o gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil

LIXO ZERPO - SEXTA

Campo Grande, 25/10/2019 às 12:52

O tema Resíduos Sólidos na Capital está em debate durante essa sexta-feira (25) por profissionais de diversas áreas, acadêmicos e população em geral que participam do Seminário dos Resíduos Sólidos – Experiências, Oportunidades e Desafios que faz parte das atividades desenvolvidas na Semana Lixo Zero.  Nesta manhã, o secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, abordou o tema “Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil no município de Campo Grande”.

LIXO ZERPO - SEXTA-2Luís Eduardo participou do “Painel Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, apresentando as ações implementaras pela Prefeitura de Campo Grande no que corresponde aos Resíduos da Construção Civil (RCC) e destacou ser um resíduo significativo que muitos geradores ainda ignoram sua responsabilidade. “Em Campo Grande temos duas mil caçambas cadastradas e com resíduos dispostos neste momento, uma vez que no município temos um total de cinco mil caçambas disponíveis para uso. É um grande volume de resíduos que precisa ser fiscalizado”, explicou.

O secretário apresentou em vídeos os descartes irregulares e como hoje a prefeitura controla a correta disposição, acondicionamento, transporte e destino final dos RCC.

LIXO ZERPO - SEXTA3Já Karina Righi Cavallaro, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da UFMS e uma das organizadoras do Seminário ressaltou a necessidade de se discutir  o lixo  sob novo aspecto. “Temos muitos exemplos e atitudes de tratar o lixo sob o novo olhar. O intuito é ampliar essa visão e sensibilizar a população em relação ao lixo a fim de desenvolvermos e multiplicarmos as ações propostas durante a semana  que foi pensada em nível nacional a fim de fomentar e pulverizar a educação e sensibilização ambiental”, completou.

O Seminário acontece nesta sexta-feira até às 18h30 no anfiteatro do CREA-MS.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A ação atende o compromisso da Prefeitura de Campo Grande com a Organização das Nações Unidas (ONU), de adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como um dos princípios: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

 

Serviço:

CREA-MS – Rua Sebastião Taveira, 272, bairro Monte Castelo.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/