Foi aberta na manhã desta segunda-feira (18), na EMEI Paulo Siufi, a primeira edição da Semana Literária da Rede Municipal de Ensino (Liare),  que acontece paralelo à segunda edição do Festival de Contação de Histórias.  Ambos têm parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

A Semana Literária, que acontece durante toda a semana em 64 unidades da Reme, teve a abertura marcada por exposições e apresentações culturais de alunos da EMEI Paulo Siufi e Cordeirinho de Jesus, que também preparou atividades para a Semana Literária. O evento foi prestigiado pela secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro, além de superintendentes e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

LIARE _1As unidades que participam da iniciativa irão desenvolver trabalhos de pesquisa relacionados a aspectos literários e artísticos e elaboraram atividades que irão contemplar apresentações culturais, palestras, mesas redondas, exposições, saraus e outras manifestações artísticas.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes destaca que a Semana é um momento que de valorização dos professores, coordenadores e diretores. “Nas unidades temos trabalhos maravilhosos, feitos com amor e dedicação, por isso é importante prestigiar esta semana de atividades em nossas escolas”, pontuou

Já a secretária Melissa Tamaciro destacou a parceria com a Semed em diversos projetos e falou sobre a segunda edição do Festival de Contação de Histórias. “Queremos que a Reme também participe das atividades na biblioteca do Horto porque lá faremos um reforço de todos esses projetos que são tão importantes para a educação, oferecendo diversas oficinas”, disse.

O superintendente de Políticas Educacionais, Waldir Leonel, explicou que a Liare é uma ação que pretende reunir as atividades desenvolvidas nas escolas e que têm como foco a literatura. “Percebemos que tinham várias ações pontuais e por criamos esse evento para ter uma semana de ações dedicadas aos livros. Queremos resgatar e destacar o trabalho de todos as unidades porque com o avanço da tecnologia a leitura está sendo esquecida e a criança precisa vivenciar esse aspecto lúdico que a arte traz”, explicou.

Releituras

LIARE _3Quem visitar a EMEI Paulo Siufi durante a semana poderá conferir releituras de obras de artistas plásticos e escritores regionais e de renome nacional, com destaque para a exposição de trabalhos inspirados nas obras do artista plástico Guto Naveira, que tem como foco a fauna pantaneira e do artista Cleir. Os trabalhos foram desenvolvidos com as crianças dentro do projeto “Arte que te quero pelo olhar”.

A literatura ganhou espaço por meio de cartazes com poemas e poesias da escritora Mara Calvis. A obra dos poetas Vinícius de Moraes, Manoel de Barros e do músico Toquinho também é destaque por meio dos trabalhos realizados pelos alunos dos grupos 1 e 2. Já os grupos, três deles focaram nos poemas de Elias José e Ana Maria Machado.

A diretora da unidade, Adriana Diniz do Carmo afirmou que a exposição é de fundamental importância porque é a culminância de todo o trabalho desenvolvimento durante o ano. “LIARE _2A valorização é levar para a comunidade esse trabalho. É importante que os pais vejam o que foi feito porque nós trabalhamos a aprendizagem com os projetos, valorizando artistas da nossa terra. Com isso as crianças aprendem de forma significativa, com pessoas que fazem parte da nossa cultura”, destacou.

Mãe de Samuel, de dois anos, a dona de casa Cassia Pereira dos Santos acredita que ações como a Liare estimulam as crianças a ler. “Gostei muito do evento porque pudemos ver o que nossos filhos estão aprendendo”. Eu também incentivo ele a ler em casa fazendo atividades”, ressaltou.

“Estive diversas vezes na EMEI Paulo Siufi trabalhando histórias e é incrível saber que as professoras também enfatizam o reconhecimento do autor. Sempre que chegava na escola as crianças já sabiam quem eu era. Isso mostra que estamos fazendo um bom trabalho”, enfatizou a escritora Mara Calvis.