A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Seges), e da Subsecretaria de Políticas para Juventude, que é ligada à Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov), promoveu nesta segunda-feira (19) o 1º Encontro Municipal de Estagiários Municipais. Na ocasião também foi lançado o 1º Encontro Ciclo de Capacitação Continuada.

Entre as medidas anunciadas, destaca-se a inclusão de jovens alunos do ensino médio (15 a 17 anos) no quadro de colaboradores da Prefeitura. O convênio com o Governo do Estado está em fase final de conclusão e a estimativa é que até o final do ano ocorra a primeira seleção.

Representando o prefeito Marquinhos Trad, a vice-prefeita Adriane Lopes lembrou que esses jovens que hoje são mirins e estagiários contribuem para escrever a história de Campo Grande e precisam estar preparados para comandar os rumos da cidade no futuro.

7Z2A6825 (Copy)

“Nunca na história da administração pública da nossa cidade houve um reconhecimento e respeito às pessoas e nossos servidores. Com a força do trabalho, comprometimento e muita dedicação. Conseguimos dar vida aos nossos sonhos. Amanhã pode ser um de vocês aqui no meu lugar”, ressaltou Adriane.

O secretário municipal de Gestão, Agenor Matiello, frisou que o programa dará prioridade no processo de seleção aos jovens em situação de vulnerabilidade social e com bom desempenho escolar.

Ele ainda destacou a importância da força jovem de trabalhadores, atualmente, formada por 160 estagiários e 567 mirins executivos.

Segundo o secretário, está sendo articulado com o Governo do Estado um convênio para receber ainda este ano, estagiários do ensino médio de 15 a 17 anos na condição de vulnerabilidade social estando condicionado a frequência e desempenho escolar.

7Z2A6865 (Copy)

“Proporcionar maior eficiência e eficácia nos serviços prestados aos contribuintes, essa é a nossa missão enquanto servidores municipais. Por isso estamos cada vez mais proporcionando cursos, palestras e oficinas de capacitação profissional para poder atender melhor a população e oportunizar a inserção destes jovens no mercado de trabalho”, pontuou.

Já subsecretário Maicon Nogueira frisou que a iniciativa é um marco na história da juventude campo-grandense, pois coloca em ambiente de trabalho jovens que até pouco tempo atrás não teriam oportunidades junto ao poder público.

“Mais uma meta do Programa de Governo do prefeito Marquinhos Trad está se concretizando hoje. O programa Força Jovem atende aquilo que combinamos com a Juventude da nossa cidade. Mais oportunidade para tornarmos os nossos jovens protagonistas e emancipados. Tendo a experiência do primeiro emprego e a possibilidade da evolução profissional”, destacou.

A noite contou com a palestra com o consultor empresarial, Gerson Jaques, que falou sobre carreiras e oportunidades.

7Z2A6838 (Copy)

Foi apresentado um exemplo de como um estagiário ou mirim executivo, hoje, pode se tornar um funcionário efetivo da prefeitura no futuro. Luan Santos Paulino relatou sua trajetória iniciada na Prefeitura de Campo Grande como mirim executivo em 2012 onde após iniciar o curso de pedagogia, passou a ser estagiário da Semad (atual Seges), depois Secretaria Estadual de Educação, rede privada onde prestou estágio obrigatório do curso em 2015 e neste último, foi contratado para cobrir a licença maternidade de uma professora e posteriormente efetivado como professor até o ano de 2017.

“Nossa vida é feita de abraçar as oportunidades e enfrentar os desafios. Não podemos nos acomodar, sempre façam a mais daquilo que é determinado em suas funções, pois sempre terá alguém nos observando e que no momento certo será aquele quem vai nos alçar uma nova oportunidade”, enfatizou.

Aprovado em concurso público, Luan trabalha desde 2017 como assistente administrativo da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes).