Em visita técnica no Assentamento Sucuri nessa quinta-feira, a equipe da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia) conversou com produtores para levantar demandas e necessidades para fomentar a produção de hortifrúti na comunidade. O local, com mais de 100 produtores, já produz frutas como laranja, limão, ponkan, coco, banana entre outros.

No Assentamento, a Sedesc disponibiliza patrulha mecanizada com trator e grade aradora, técnico, insumos e quando necessário, mudas, e em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) colabora com o desenvolvimento de cada produtor. “O objetivo da Sedesc é melhorar e ampliar a produção e a comercialização dos alimentos”, conforme comentou o Jober Guimarães, zootecnista do setor de agronegócio da Sedesc.

O presidente da Associação Sucuri, Celso Arantes, que está há 4 meses à frente da entidade, reforça a importância da parceria com a Sedesc. “Somos 100 produtores aqui na região e estamos nos organizando para melhorar cada vez mais a produção e contamos com a equipe da Sedesc e seus técnicos para fomentar a agricultura familiar na nossa região”, comentou. Outro produtor do local é José Melquiades da Silva que além de utilizar o maquinário da Sedesc também entrega frutas ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). “Esse serviço do trator ajuda muito a nossa comunidade, e eu entrego há 14 anos alimentos lá, são limões, ponkan, tangerina murcote, mandioca e banana da terra, e vivemos com recursos da propriedade”.

Diariamente, o secretário da Sedesc, Rodrigo Terra, tem recebido os produtores, principalmente dos 24 assentamentos de Campo Grande, levantando as demandas. “Eu acredito que as políticas públicas têm que ser duradouras e assim vamos construir juntos de forma coletiva. Estamos visitando os locais e levantando as demandas para fazer tudo que for possível, do ponto de vista legal, para o desenvolvimento de Campo Grande por meio das ações da Sedesc”, destacou.