A secretária municipal de Educação, Ilza Mateus, que também é vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime da região Centro-Oeste, participou nesta quinta-feira (14) da abertura da “6ª Formação aos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul”, organizada pela seccional da entidade no Estado.

Undime2O evento, que acontece até esta sexta-feira (15) na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul – Assomasul, tem o objetivo de levar aos representantes dos municípios, palestras com profissionais especializados na área pública, que irão abordar temas relacionados a questões administrativas.

De acordo com a secretária Ilza Mateus, os temas são de grande relevância no cotidiano das administrações municipais.

“Este espaço é muito importante para estarmos nas mesas de discussão e debates trazendo informações valiosas. As demandas de trabalho nas secretarias são muito grandes e os temas são pertinentes com as nossas rotinas”, explicou.

A presidente da Undime em Mato Grosso do Sul, Kalícia França Brito, ressalta que as palestras com os temas ajudam a direcionar o trabalho dos agentes públicos.

“Esse evento é de grande valia, pois todos sabem da responsabilidade que temos. As cobranças pelos órgãos fiscalizadores são cada vez maiores, então temos que ter o conhecimento e o aprendizado do que devemos fazer”, afirmou.

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo representante do Tribunal de Contas do Estado, o advogado Eduardo Dionizio, que passou orientações aos dirigentes quanto a prestação de contas referentes aos recursos oriundos da educação.

“Nós trabalhamos sempre com a premissa da orientação, com o trabalho preventivo”, pontuou

As palestras deste primeiro dia de evento também abordaram temas como convênios na área de transporte escolar e gestão do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb e o uso de dados na educação.

Já na sexta-feira, os palestrantes irão falar, entre outros temas, sobre a Base Nacional Comum Curricular, gestão pública, Plano Municipal de Educação e planos de cargos e carreiras, além de um debate sobre o papel do educador na educação infantil.