Destacar as ações e o trabalho que a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) desenvolve junto aos usuários com deficiência, foi o objetivo do 2º Colóquio: O SUAS e as Lutas das Pessoas com Deficiência em Campo Grande, realizado na segunda (18) e terça-feira (19) pela SAS em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (Seges), por meio da Escola de Governo do município.

O evento aconteceu de forma on-line e promoveu a discussão e a troca de experiências entre os profissionais que atuam com este público nas unidades da SAS.

Ao todo, dez profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais e especialistas em educação e da área da saúde, ministraram palestras com temáticas que abordam o direito à comunidade; autonomia e protagonismo; benefícios socioassistenciais; direito ao trabalho; habilitação e reabilitação e acessibilidade.

O prefeito Marquinhos Trad destacou a importância do evento para ampliar a inclusão deste público na sociedade. “Nosso objetivo é aprofundar as discussões e atender cada vez mais as necessidades das pessoas com deficiência da nossa cidade, garantindo a elas a inclusão em todos os espaços”, pontuou.

Já o secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes, disse que o curso visa promover a autonomia dos usuários atendidos. “Os temas abordados são de interesse relevante a todos os profissionais do SUAS porque o nosso trabalho busca apoiar as pautas históricas desse público e garantir sua autonomia”.

A diretora da Egov, Sônia Lira, falou sobre a importância de oferecer cursos para o aprimoramento dos servidores. “A Escola de Governo foi criada com a finalidade de levar formação a todos os servidores para que eles possam se aprimorar e se apropriar do conhecimento, realizando um trabalho com segurança e eficiência, além de levar esse conhecimento a toda população”, pontuou Sônia.

A palestra de abertura foi realizada pela Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Maria Ângela Sierra, que falou sobre acessibilidade e a evolução da legislação que envolve o tema para garantir a inclusão de pessoas com deficiência. “Não é só a pessoa com deficiência que precisa de acessibilidade. É uma situação mais abrangente. Precisamos dar autonomia e conforto a essas pessoas, mas também às que estão com a mobilidade reduzida de forma permanente ou temporária, como grávidas e idosos. Todas têm o direito de usufruir os espaços públicos e ter sua dignidade resguardada e respeitada. É importante desenvolver a cultura da acessibilidade e a conscientização dos gestores para garantir a fiscalização e cobrança dos direitos”, afirmou.

A assistente social do Centro Dia, Ivanilse Nascimento, falou sobre a operacionalização dos serviços ofertados na unidade. Já a equipe que atua nas duas residências inclusivas também apresentou a dinâmica de trabalho realizado nos espaços, que este ano receberam a visita da secretária Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Mariana Neris. Na ocasião, ela destacou o trabalho de referência desenvolvido nas unidades da SAS quanto ao atendimento às pessoas com deficiência.

A SAS conta com dez unidades de acolhimento, voltadas para diferentes públicos, sendo duas inclusivas. O objetivo das unidades é atender os usuários de forma integral, fortalecendo vínculos familiares e trabalhando sua reinserção na sociedade

“A finalidade deste evento foi promover a luta das pessoas com deficiência em nossa cidade e em nosso Estado.  A intenção foi afirmar o nosso compromisso com essa população, sempre oferecendo um serviço qualificado que visa promover a autonomia, o protagonismo e a dignidade desse público.

A proposta quer nos sensibilizar para pensarmos em espaços inclusivos, realizando um planejamento arquitetônico, que contemple todas as pessoas independentes de suas características”, concluiu a superintendente de Proteção Social Especial, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister.