Dois projetos desenvolvidos pelas equipes da Superintendência de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e da Gestão do SUAS conquistaram o Prêmio Mariluce Bittar – Boas Práticas de Gestão na Assistência Social 2021, realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). A premiação aconteceu nesta segunda-feira (6).

O trabalho de atividades remotas desenvolvidas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos durante a pandemia conquistou o primeiro lugar na categoria “Programas e Benefícios Socioassistenciais.  Já o projeto “Aplicação da Matriz GUT na Vigilância Socioassistencial” faturou o segundo lugar na categoria Gestão do SUAS.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes pontuou que as conquistas representam a capacidade dos profissionais da SAS que souberam reinventar a dinâmica do durante a pandemia.  “Esse reconhecimento vai contribuir e fortalecer ainda mais a nossa política de Assistência Social porque são práticas que podemos compartilhar e dividir com outros estados, como já aconteceu este ano quando realizamos uma capacitação para gestores de Goiás”, disse.

A superintendente da Proteção Social Básica, Inês Mongenout, disse que o prêmio foi um reconhecimento do trabalho realizado durante a pandemia. “É um momento de extrema gratificação porque pudemos apresentar como nós conseguimos superar o desafio de trabalhar em um período tão delicado, sem deixar de atender os usuários”, pontuou.

Primeira vez disputando a categoria Gestão do SUAS, a superintendente do setor, Marcilene Rodrigues disse estar orgulhosa do projeto inovador desenvolvido pela equipe “Assumimos um compromisso maior com a vigilância socioassistencial. É uma vitória muito grande conquistar esse prêmio porque competimos com projetos muito importantes”, afirmou.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social da Assembleia Legislativa, o deputado Lídio Lopes, presente no evento, destacou o empenho dos profissionais durante o período pandêmico. “Foi uma fase que gerou as maiores demandas da Assistência Social. Superar essa fase e ainda criar projetos de boas práticas é algo extraordinário. Todos vocês são pessoas dedicadas que trabalham pelo melhor aos usuários”, concluiu.

A técnica Fernanda Oshiro da Silva, autora da prática “Aplicação da Matriz GUT na Vigilância Socioassistencial” e a psicóloga Larissa Souza Teixeira, autora da prática “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, receberam os prêmios junto das equipes da Proteção Social Básica e de Gestão do SUAS.

O objetivo do prêmio é identificar e incentivar a realização de ações inovadoras que tiveram êxito em sua aplicação no universo da Assistência Social e que contribuam com o aprimoramento e eficácia do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Propostas

O trabalho de atividades remotas desenvolvidas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos durante a pandemia consiste em três roteiros de atividades para serem compartilhadas via canais digitais, como grupos de WhatsApp e, em algumas situações, por meio de vídeo chamadas e ligações telefônicas, garantindo o atendimento a idosos e crianças que frequentam as atividades presenciais do SCFV.

Já a “Aplicação da Matriz GUT na Vigilância Socioassistencial” é uma ferramenta utilizada na solução de problemas e auxilia no estabelecimento de prioridades de uma determinada avaliação e resultados. A ferramenta auxilia a Gestão do SUAS a traçar mecanismos resolutivos e planejar ações futuras de prevenção e/ou erradicação dos problemas apontados, atingindo a qualidade dos serviços ofertados