Com oito clubes em Campo Grande e mais de 350 voluntários, o Rotary Internacional será mais um parceiro da Prefeitura de Campo Grande na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Nesta sexta-feira (10), integrantes do Rotary, Rotaract e Interact participaram de uma reunião com o prefeito Marquinhos Trad e com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia Luiz Fernando Buainain.

_MAG6183
Foto: Mário Abdo

Esta foi a primeira reunião entre as duas entidades para traçar metas de ações efetivas no combate ao mosquito. Durante o encontro o prefeito Marquinhos Trad falou da importância da conscientização para combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – zika viris, chicungunya e dengue. “Se cada um de nós não se conscientizar, tudo que estamos investindo não vai adiantar de nada. Estamos aqui para tentar plantar uma sementinha”, afirmou.

A sementinha da conscientização é o cuidado que cada um deve ter na sua casa, no seu jardim, no seu lar. “Está na hora de a gente mudar. Não é possível que em 2017 isso aconteça”, pontuou.

O secretário da Sedesc, Luiz Fernando Buanain, explicou que a Secretaria está desde o inicio de janeiro empenhada na luta contra o mosquito e a parceria do Rotary vai ajudar a melhorar as ações. “O Rotary sempre foi de realizar, ele tem essa pegada de realmente fazer as coisas acontecerem, por isso, estamos muito contentes com essa parceria”

No ultimo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), divulgado no inicio de janeiro, Campo Grande possuia 21 bairros em nível de alerta para a dengue. O índice de infestação estava acima de 1%, maior do que o considerado ideal pelo Ministério da Saúde. O número de imóveis com focos da dengue oscilava entre 1% e 2,3%.

De acordo com o relatório, 86,2% dos focos foram encontrados em residências. Só 4,3% estavam em terrenos baldios. Na média geral, o município estava com infestação de 0,7%, índice que representa a doença estar sob controle e sem risco de epidemia.