A Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu) e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Campo Grande abriram nesta terça-feira (19), com encontro no distrito de Rochedinho, a rodada de reuniões a revisão para a atualização do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Até o momento são 12 encontros presencias agendados  para os meses de outubro e novembro. A atividade de hoje contou com a participação das mulheres rurais daquele distrito, que tiveram a oportunidade de debater as principais questões do documento e sugerir as adaptações necessárias.

A subsecretária de Políticas para Mulher, Carla Stephanini, explica que essa é a primeira vez que o Plano está sendo revisto. “Já se passaram 16 anos desde a criação do Plano e sentimos a necessidade de fazermos adaptações já que, durante esse período, é natural que a sociedade sofra mudanças. Nosso objetivo é ouvir ao máximo mulheres de todos os segmentos e regiões da cidade, para que elas se sintam representadas nele, e para que possamos elaborar uma política pública que promova a cidadania das mulheres, a igualdade e a equidade de gênero, os direitos humanos das mulheres e o enfrentamento de todas as formas de violência”.

Ainda segundo a subsecretária, a reformulação do Plano ajudará a nortear as políticas públicas para as mulheres em Campo Grande. “O novo plano se constituirá em uma ferramenta fundamental de planejamento, gestão e monitoramento das políticas públicas para as mulheres, corresponsabilizando os órgãos públicos e a sociedade civil organizada, na implementação de programas e ações que efetivem a mesma”, finaliza a Carla.

Para a produtora rural Edith Maria Aparecida do Canto Silva, 47 anos, a participação da comunidade nesta discussão é essencial para que o Plano seja direcionada a atender as reais necessidades das mulheres daquele distrito. “Na verdade eu decidi vir aqui em cima da hora e não me arrependo. Aliás, me arrependeria se não tivesse vindo, pois entendi que esse encontro é para guiar essas entidades a planejarem as ações de maneira que atenda aquilo que realmente precisamos aqui no distrito. Não adianta as pessoas reclamarem se não fazem sua parte mostrando o que querem e entendendo de que maneira o poder público consegue atender”.

Implementado em 2005, o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres está disponível para consulta e conhecimento por meio do link https://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/downloads/plano-municipal-depoliticas-para-as-mulheres/

É importante a participação de mulheres dos diferentes segmentos da sociedade apresentando suas demandas e de suas entidades representativas, para dar legitimidade ao Plano. É possível participar presencialmente, de acordo com a agenda anexa ou virtualmente da seguinte maneira:

Faça cadastro pelo site: http://participa.campogrande.ms.gov.br/, acesse o link “evento Revisão do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres” e registre suas sugestões. Participe, queremos te ouvir! Contamos com você!