Reunião realizada na manhã desta segunda-feira (25), no teatro José Octávio Guizo – Paço Municipal, discutiu estratégias a serem desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em conjunto com a Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc), para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destacou a importância da articulação com todos os setores da sociedade e o envolvimento da população no combate ao mosquito.

“Hoje estamos com os índices satisfatórios de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mas isso não significa que a gente deva baixar a guarda, principalmente porque estamos se aproximando do período chuvoso, onde naturalmente há um aumento na proliferação dos mosquitos. Estabelecer estratégias para que a gente possa se antecipar os efeitos disso é muito importante. E por isso a participação de todos é fundamental”, diz.

Para o titular da Suasc, Chiquinho Telles, sensibilizar a comunidade sobre a necessidade da prevenção é um grande desafio e é necessário o entendimento da necessidade de união.

“Conclamamos a toda a comunidade para que venha a somar com o trabalho que já é desenvolvido pela Prefeitura. Todos precisam estar envolvidos neste processo e para isso vamos buscar formas de envolver a população com o objetivo de se mantermos llivres das doenças transmitidas pelo mosquito”, destaca.

A reunião contou com a presença da superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, supervisores e chefes de serviço da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) e supervisão geral dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).