Esta quinta-feira (07) é o último dia da fase piloto do projeto “Cidade Limpa” no Jardim Noroeste, que visa recolher resíduos de grande volume. O Ponto de Coleta instalado no cruzamento das ruas Indianápolis e Nazaré fica aberto até às 17h e população pode levar até o local: sofás, geladeiras, televisores, carcaças de computadores, fogões, carrinhos de mão, pias de cozinha, banheiras de plástico, móveis, armários de aço e máquinas/tanquinhos de lavar roupas.

O projeto “Cidade Limpa” é organizado através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Sesau), Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb)

O Jardim Noroeste foi o primeiro a participar desta ação, pois o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado em outubro apontou que aquela região é a com maior incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha, sendo que em 7% dos imóveis inspecionados foram encontrados  focos positivos.

A existência dos resíduos de grande volume nas residências são possíveis depósitos e criadouros do mosquito da dengue, bem como a instalação, manutenção e proliferação de animais indesejáveis ao convívio humano (ratos, pombos, baratas e outros) e passíveis de transmissão de doenças, inutilizar/destruir alimentos ou sujar as residências.  Estes objetos também expõem crianças a riscos de acidentes e, na estação das chuvas, podem entupir bueiros, provocando inundações.

Balanço
A quantidade materiais recolhidos será divulgado no Dia “D” da Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti, nesta sexta-feira (8), às 8h, na Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi, no Jardim Noroeste.