Representantes da Associação Comercial de Campo Grande e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) participaram, nesta quarta-feira (22), de reunião com o secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes, com o diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) Luciano Silva Martins e a subsecretária-adjunta da Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, Bárbara Cristina Rodrigues, para conhecer os objetivos e o cronograma de ações da campanha “Não dê esmolas, dê dignidade, não dê esmolas, dê oportunidades”. A iniciativa será lançada nesta quinta-feira (23), com o início das abordagens educativas na sexta-feira (24), na região central da Capital.

Durante o encontro, as equipes da Secretaria Municipal e Assistência Social (SAS) e da Funsat falaram sobre a importância da parceria com empresários e o comércio para ampliar as oportunidades à população de rua, principalmente quanto à oferta de vagas e capacitações que qualifiquem a pessoa a ocupar uma vaga no mercado de trabalho.

O secretário José Mário falou da estrutura de acolhimento oferecida pela Prefeitura e a necessidade de divulgar para a população, os serviços disponíveis na rede de Assistência Social para as pessoas em situação de rua. Ele destacou que só este ano mais de 400 pessoas foram encaminhadas para vagas de trabalho em parceria com a Funsat, e mais de 3,2 mil pessoas foram atendidas nas quatro unidades de acolhimento do município.

“O município tem estrutura para acolher e oferecer oportunidades reais para essas pessoas terem uma vida digna. Todos merecem ter a chance de crescer, prosperar e ter um emprego digno para sustentar suas famílias e nós podemos fazer isso trabalhando juntos. Muitos empresários já são parceiros nesse objetivo”, ressaltou o secretário.

O diretor-presidente da Funsat destacou a importância de buscar ajuda nos serviços oferecidos pela Prefeitura. “Você pode ligar para a SAS ou para a Funsat, o Poder Público está disponível para aqueles que querem ser ajudados, seja para ir para um abrigo, voltar para o Estado de origem ou trabalhar. Nós estamos fazendo nossa parte. Recentemente chegamos a ofertar 2.128 vagas para o mercado de trabalho. Essa reunião foi para nos unirmos ainda mais e caminharmos juntos para um futuro promissor”, pontuou.

Parceria

A subsecretária-adjunta da Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, Bárbara Cristina Rodrigues, agradeceu a parceria com o setor, que tem possibilitado também a oferta de capacitações à pessoas com dependência química que concluem o tratamento, nas 11 comunidades terapêuticas cofinanciadas pela Prefeitura. “Quando elas terminam o tratamento, se houver uma direção para dar continuidade à sua história, a chance de recair no vício é menor, por isso a participação dos empresários é de suma importância para que a gente continue esse trabalho”, afirmou.

“Nós da CDL acreditamos que precisa existir uma conscientização das pessoas porque quando elas dão uma esmola, estão se livrando de um problema momentâneo e causando um grande problema social, tirando perspectivas de trabalho para aquele que recebe essa esmola. Nós estamos vendo a Prefeitura trabalhando nesse sentido, e a CDL como uma instituição voltada para o varejo, estamos apresentando opções de qualificação e formação de pessoas para que elas possam voltar para vida profissional”, frisou o presidente da entidade, Adelaido Luiz Spinosa Vila.

O diretor da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Paulo Mattos também aprovou a iniciativa da gestão municipal. “Fico muito feliz em ver que a Prefeitura está preocupada com o tema e chamando a sociedade civil e organizada para participar desse trabalho em prol da nossa sociedade. É uma questão que diz respeito a todos nós”, disse.