A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, técnicos, professores, diretores e alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), participaram na manhã desta sexta-feira (18), do “1º Encontro Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd): Prevenção e Segurança Pública”, organizado pela Polícia Militar e que acontece na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

VOM_0405Na abertura do evento, a secretária Elza Fernandes recebeu o livro “Diagnóstico Proerd: uma introdução ao estudo dos discursos de alunos e professores que vivenciaram o Programa Educacional de Resistência às Drogas”, que relata os 22 anos de atuação do projeto de combate às drogas e violência nas unidades públicas e particulares de ensino.

“Esse livro mostra todo o trabalho realizado dentro das unidades e o que nós podemos definir de importante é a questão da prevenção. Para as crianças que vivenciaram o Proerd, o projeto é um divisor de águas na vida delas porque todas as lições ensinadas são memorizadas e repassadas para colegas e familiares”, afirmou a secretária.

O livro aborda experiências relatadas por alunos e professores que participaram do programa ao longo dos mais de 20 anos de ações em escolas das redes pública e privada de Mato Grosso do Sul.

Só este ano, o Proerd contemplou 6.060 alunos de 47 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). O objetivo do evento, que tem uma programação formada por palestras, minicursos e apresentação de trabalhos, é proporcionar a troca de experiências acadêmicas entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de segurança pública.

VOM_0438A diretora escola municipal “Professora Brígida Ferraz Foss”, Lara Fernandes Cardoso, ressaltou que o evento representa uma conquista para todos os profissionais que participam do projeto. “Somos parceiros há anos do Proerd. A Polícia Militar faz um trabalho de excelência e marcante porque os alunos levam para a família deles o que aprendem no programa”, disse a diretora que levou uma turma de 37 alunos da escola para prestigiar o encontro.

Os alunos Luiz Fernando Lopes e Nicolas de Almeida Lima, de 11 anos, gostaram de participar do programa e agora buscam compartilhar com os amigos, o aprendizado. “Gostei muito porque ensina a gente a ficar longe das drogas. Minha família apoiou e agora falo para meus colegas o que aprendi”, frisou Luiz Fernando.