Para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, o serviço de borrifação Ultra Baixo Volume (UBV) – Fumacê – passará por três bairros nesta quinta-feira (13).  Ao todo, serão quatro equipes: uma na Vila Carlota, outra na Vila Popular e duas no Universitário. 

Os veículos que despejam o fumacê vão passar pelas ruas dos bairros entre 16 e 22 horas, seguindo um itinerário já pré-estabelecido. Em caso de chuva em alguma das regiões programadas, ou ventos fortes, o serviço terá que ser suspenso, já que assim não há efetividade no lançamento do veneno para os mosquitos. 

A população deve permanecer alerta com a passagem dos veículos e abrir portas e janelas enquanto passarem pelas ruas, permitindo que as gotículas do inseticida entrem no interior da residência, onde normalmente estão abrigados os Aedes aegypti. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Confira o itinerário do Fumacê: