O Projeto Horta Educativa do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), vai realizar a primeira colheita de rabanetes na horta escola instalada na Incubadora Municipal Norman Edward Hanson. A atividade será nesta sexta-feira, às 12h30.

Após alguns meses de estudo com a equipe técnica de ambas as secretarias, o projeto tem como foco atender os agricultores urbanos da cidade. Na incubadora será realizada a capacitação dos produtores, tanto na parte da gestão da horta quanto na parte técnica, fechando um ciclo da cadeia produtiva das hortaliças.

De acordo com a primeira dama de Campo Grande e gestora do FAC, Tatiana Trad, que também preside a Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é mais um projeto que vem para incentivar o micro empreendedorismo.

“É com muita alegria que estamos implantando mais este projeto, onde estamos mostrando para os agricultores, na prática, como vai funcionar essa proposta do Fundo de Apoio à Comunidade, que tem como principal objetivo, capacitar os produtores a gerirem o seu empreendimento de horta com atendimento técnico e gerencial, no intuito de fazer com que aumentem a capacidade produtiva e a geração de renda através da comercialização do seu produto”, destaca Tatiana Trad.

Serão ministradas aulas e ensinamentos técnicos em geral para que os agricultores possam colocar em prática, nas respectivas hortas, todo aprendizado recebido, desde o plantio até a comercialização do produto. Conforme destacou o Secretário da Sidagro, Rodrigo Terra, o projeto faz parte do Programa Hortas Urbanas, estabelecidas pela Lei da Agricultura Urbana de Campo Grande. “A Prefeitura estuda a implantação de outras três hortas, nas incubadoras dos bairros Mário Covas, Zé Pereira e Estrela Dalva. Todo o projeto acontece em parceria com o FAC, responsável por dar destino aos alimentos produzidos, entregando as famílias atendidas por entidades assistenciais”.

Cooperativa

Ainda nesta sexta-feira, às 14h, será lançada a proposta de cooperativismo para os agricultores urbanos da Unidade Técnica de Formação Continuada em Agricultura Urbana, que será inaugurada no dia 28 deste mês, na Rua Santana, 1750, no Bairro Vilas Boas.

O FAC, também em parceria com a Sidagro irá apresentar aos produtores a ideia do centro de triagem de apoio à agricultura urbana, que tem como objetivo incentivar a atividade a pessoas em situação de risco e que se encontram em vulnerabilidade social.

Agricultores da Região Lagoa de Campo Grande que tiverem interesse no projeto podem entrar em contato com o FAC pelo telefone 2020-1361 e com a Sidagro, no 4042-0497.