Facilidade no tráfego, mais mobilidade, menos poeira e até melhoria no comércio. Essas são algumas das vantagens que o recapeamento e a pavimentação trazem para a comunidade. Dentro do projeto “Asfalto bom é nossa meta”, que integra as prioridades para uma Campo Grande mais Desenvolvida e Sustentável, a Prefeitura de Campo Grande levará asfalto novo a mais 200 km de vias em todas as regiões.

Serão beneficiados os bairros Nova Campo Grande, Ramez Tebet, Tarumã, Vila Nasser etapas A e B, Jardim Centenário, Nova Lima etapas B,C e D, Noroeste, parcelamentos Oliveira I, II e III, Rita Vieira lotes 1 e 2, Seminário etapas A e C, e as Avenidas General Alberto Carlos Mendonça, no Bairro Jardim São Conrado, e Wilson Paes de Barros, no Bairro Vila Campo Grande.

Os trabalhos no Rita Vieira já iniciaram e o bairro está com 20% do asfalto previsto já concluído. Conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, já foram executados 33.200 m² de asfalto, o que corresponde uma extensão de 4,5 km.

O projeto de infraestrutura do bairro prevê 24,7 km de pavimentação, abrangendo uma malha viária de 54 ruas e o recapeamento de outras 6 vias (7,87 km) que são asfaltadas: Assunção, Vera Cruz, Mariza Ribeiro, Rio Bonito, Avenida Garimpo e Paraisópolis.

Com a drenagem concluída no Nova Campo Grande, o cenário no canteiro das obras mudou e à medida que a rede de esgoto avança, a empreiteira responsável  pela obra acelera a pavimentação e o recapeamento programados para o bairro.

Além destas melhorias estruturais, a Prefeitura ainda irá implantar novo acesso ao Bairro Moreninhas e novo acesso viário ao Aeroporto Internacional de Campo Grande. Também será implantado o Centro de Controle de Inundação para dar suporte à decisão sobre a rede de drenagem de águas pluviais urbanas e ações correlatas. Além de ser elaborado o Cadastro de Drenagem de Campo Grande.

Dona Marli, em frente à Avenida Francisco Pereira Coutinho. Foto: Glenda Buena

Quem já foi contemplado com o benefício comemora. É o caso de Dona Marli Barbosa de Lima, moradora da região do grande Nova Lima há mais de 10 anos. Ela revela que os benefícios para família começaram quando ela foi contemplada com uma casa popular.

“Nós éramos moradores da favela que havia aqui na Avenida Francisco Pereira Coutinho. Aí acabaram com a favela e recebemos a casinha. Pago só 10% de um salário de parcela, e se pago antes do vencimento, ainda tem desconto”, conta.

Agora, diz ela, a melhoria veio com o asfalto que corta a avenida de ponta a ponta. “Aqui antes era só poeira. Melhorou 1000%. Agora tem shopping aqui perto, tem quatro condomínios fechados. Isso valorizou muito o bairro. Nem sei quanto está valendo minha casa, mas sei que é bem mais”, diz.

Dona Maria Aparecida da Silva investiu na região e vê progresso com o asfalto. Foto: Glenda Bueno

Dona do restaurante, Maria Aparecida da Silva diz que o asfalto melhora o movimento no comércio, já que os motoristas optam por andar pelas vias pavimentadas. “Antes o bairro era poeira, terra e sujeira. Agora, com o asfalto, tem mais casas sendo construídas, o local ficou mais bonito, e, além disso, melhora o fluxo de veículos, trazendo mais clientes para quem tem comércio aqui”, afirma.

Da mesma opinião, Lucas Romeiro, que trabalha em uma conveniência, lembra que antes a região era arenosa e tudo ficava muito sujo. “Tinha que varrer e lavar o tempo todo. Melhorou muito, inclusive, o fluxo de clientes”, conclui.

Obras na Rua Brilante. Foto: Denílson Secreta

Desde o início da gestão, a Prefeitura já recapeou 150 km de asfalto, incluindo a Av.Tamandaré, Rua Albert Sabin, Rua Arthur Jorge, Av. Brilhante, Av. Bandeirantes, Av. Marinha, Av. Souto Maior e Av. Marquês de Pombal.

Outros 100 km de asfalto foram realizados no Nova Lima, Jardim Anache, Jardim Botafogo , José Tavares, Oscar Salazar, Parque Iguatemi, Residencial Belinatti, Jardim Aero Rancho, Parque dos Laranjais e Nossa Senhora das Graças, além da drenagem em 76 km de vias.