Projeto de Atlestimo da Funesp desperta jovens para o esporte e competições

jovens - jacques - atletismo_1

Campo Grande, 08/07/2019 às 12:07

A iniciação esportiva voltada para o atletismo promovida pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp) no Parque Jacques da Luz, Ayrton Senna e Centro Esportiva da Vila Nasser tem rendido bons frutos para a população, despertando para a prática esportiva. Os jovens participantes do projeto têm se destacado em competições regionais e nacionais, e entre eles está a atleta Andreyna Fratino Simões Ferreira, que no no ranking figura entre as 15 melhores do Brasil no Sub 18 – 100 metros.

A jovem, de 17 anos, treina no Projeto de Atletismo é bicampeã de Mato Grosso do Sul nos 100 metros Sub 18 do campeonato Estadual. “Eu jogava futebol quando fui convidada a conhecer o atletismo, em 2017, gostei da aula e fui treinar. Hoje minha escolha é o atletismo e quero continuar treinando muito”, observa a jovem que é bicampeã dos 100 metros e campeã nos 200 metros.

jovens - jacques - atletismo_2O professor da turma no Parque Jacques da Luz, Eder Vaz, acredita que crianças e jovens que ingressam no atletismo descobrem novos horizontes. “Eu trabalho com projeto social desde 2013 e a ideia é formar os jovens no esporte e também ensinar para a vida. Buscamos ser exemplos positivos e garantir que elas tenham oportunidades de vivenciar outras realidades do mundo. Competições, viagens, novas profissões, para que esses jovens sejam bons adultos e que assim sejam ótimos profissionais,independente da área”,  avalia Éder. Além de professor, Éder é atleta, sendo atual recordista do 3 mil metros com obstáculos e no 1.500 metros rasos do Campeonato Paulista Master, além de ser Campeão Sulamericano Master 30-34 anos em Porto Alegre (RS) em 2016.

Com turmas em três locais, a Funesp atende hoje cerca de 100 alunos no atletismo, o objetivo segundo o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra é iniciar o jovem na atividade física, buscando melhoria na qualidade de vida e interação social. “Hoje, são mais de 48 modalidades oferecidas pela prefeitura, por meio da Funesp,  de forma gratuita e buscamos atender o jovem com treino inicial fazendo com que ele conheça a modalidade e goste de praticá-la, sem forçar, assim ele levará esse esporte para a vida”.

Outros destaques

Entre outros jovens destaques do Projeto, o professor Eder cita Cauã Eduardo, Giovane dos Reis, Jorge Luiz, Felipe Souza, Jordani Riría, alunos do Projeto Jovem Talento Esportivo da FUNESP e do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo da Fundesporte.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/