Como forma de comemorar os resultados do trabalho desenvolvido por meio do projeto “Sementes da sustentabilidade em ação”, técnicos da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), órgão responsável pelo projeto, realizou na tarde da quarta-feira (14.12) uma confraternização com cerca de 200 crianças e 10 educadores do Centro de Educação Infantil Santa Emília, localizado no bairro São Conrado.O Ceinf Santa Emília que atende alunos de berçário à pré-escola participando projeto, cuja metodologia a aplicação de práticas sustentáveis com crianças de crianças de até cinco anos, por meio de rodas de conversa, narração de histórias sobre temas relacionados à sustentabilidade, brinquedos de jogos infantis confeccionados com materiais recicláveis, também utilizados na construção de parque infantil e, ainda, a formação da horta de orgânicos no centro de educação infantil.O projeto encontra-se em sua fase inicial, na comunidade da região dos bairros Santa Emília e São Conrado. A finalidade é realizar práticas sustentáveis envolvendo a comunidade (pais, moradores), educadores e alunos do ceinf, de forma a estabelecer integração de adultos e crianças, construindo conceitos e práticas de economia solidária e tecnologia social.

Segundo a diretora do Ceinf Santa Emília, Gleise de Fátima Mello Franco, a horta de orgânicos foi criada como forma de reforçar a merenda, além de ser uma ferramenta pedagógica importante para ensinar às crianças formas de plantio e consumo de alimentos saudáveis. “Educação infantil é extremamente importante e, para os alunos, é uma brincadeira. Nós incentivamos os pequenos ao plantio, eles gostam de cuidar das árvores e um dos nossos objetivos é realizar oficinas aos pais, pois temos total integração com a comunidade”, afirma.

Para a recreadora Ellen Laís Posa, a educação ambiental desperta nas crianças o cuidado com o meio ambiente. “Elas plantam, trabalham com a terra, cuidam da horta e adoram participar. Nós as incentivamos a comer verduras e as crianças acabam gostando”, destaca.

De acordo com o engenheiro florestal Nilton Bakargi a iniciativa da Semadur é também
expandir ações de arborização no ceinf, de modo a fornecer sombra, qualidade no ensino a partir de atividades recreativas ao ar livre. “Vamos realizar projeto de arborização em benefício das crianças, para que possam realizar suas atividades de lazer com mais conforto, com apoio técnico e manutenção da horta, obtendo controle de qualidade do solo e irrigação adequada”, pontua.

Participam da equipe coordenadora do projeto “Sementes de Sustentabilidade em Ação” a
universitária de Engenharia Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco Milina Oliveira e o microempresário Jenildo Lima Andrade, com apoio técnico e orientação de práticas sustentáveis junto à comunidade local, promovendo troca de saberes científicos e populares.