A Secretaria Municipal de Educação (Semed) ofereceu, nesta segunda (25) e terça-feira (26), no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho, um curso de capacitação com foco na prestação de contas, para os servidores da Rede Municipal de Ensino (Reme), que administram as unidades escolares. A capacitação foi promovida pela Superintendência de Gestão Administrativa, Financeira e de Convênios da Reme e realizada por técnicos do setor.

VOM_3887 (1)O evento teve como objetivo trabalhar com os diretores e funcionários das unidades de Rede Municipal de Ensino, sobre as prestações de contas dos recursos que as unidades recebem da esfera municipal, federal e até mesmo recursos próprios. Ao todo a Semed possui 106 Emeis e 95 escolas.

A intenção da capacitação dos servidores responsáveis ligados a prestação e contas das unidades escolares da Rede é esclarecer dúvidas e mostrar para os representantes a legislação em vigor para que a prestação de contas seja realizada de forma objetiva e clara.

Com a aplicação do conteúdo explicativo sobre prestação e contas, os técnicos da Semed, ligados ao administrativo esperam como resultado que as unidades escolares, consigam identificar a diferença de aplicação de cada recurso.

VOM_3908 (1)A secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes esteve presente no evento e falou sobre a importância da iniciativa.

“Esse momento foi pensado para justamente auxiliá-los na questão de prestação de contas. Por mais que existam gestores que estão há um bom tempo na Reme e têm prática, nós sabemos que sempre é importante estarmos atualizados”, pontuou.

A técnica administrativa Marilza Lemes destacou que a transparência é fundamental na hora de prestar informações a gestão, por isso o evento foi uma solicitação dos próprios diretores. ‘A ideia é termos esses encontros mais vezes porque temos muitos diretores novos que querem conhecer os procedimentos porque cada recurso tem a sua regra”, explicou.

A diretora Georgia Nogueira Borges falou sobre a  participação das unidades no evento.

“É importante estar atualizando sobre as questões administrativas, financeiras e os recursos que vem da prefeitura, do governo federal. Eles têm que ter a clareza na prestação de contas, os recursos têm que ser bem aplicados e os resultados refletem na melhoria, na qualidade do ensino ofertado para as crianças e no rendimento”, afirmou.

O superintendente de Gestão Administrativa, Financeira e de Convênios da Reme, Walter Pereira, destacou que a Semed irá realizar novos eventos com a proposta de levar esclarecimento aos profissionais. “É preciso entender a complexidade e importância de uma prestação de contas porque nosso objetivo é dar total transparência, legalidade e  tranquilidade para o gestor gerir seu recurso”, disse.