O período de aulas remotas, por conta da pandemia, provocou mudanças e adaptações em diversas áreas e também na Educação. Os alunos e professores da escola municipal de tempo integral Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, no Paulo Coelho Machado, conseguiram superar desafios com a produção de arte realizada durante a suspensão das aulas presenciais e, o resultado foram as exposições realizadas para mostrar esse trabalho e até um livro, lançado recentemente.

Os trabalhos realizados pelos alunos no período da pandemia foram expostos na escola e também na Secretaria Municipal de Educação (Semed). “A ideia central do livro é mostrar que apesar de todas as dificuldades do ensino remoto, foi possível entregar um material de qualidade. Os alunos tiveram dentro da disciplina de Artes, o processo de aprendizado, de forma bastante criativa e também criadora”, explicou o coordenador da escola e organizador do livro, Fernando Freitas dos Santos.

Aluna do 4° ano, Lais de Oliveira Ferreira, de 9 anos, conseguiu realizar as atividades em casa durante o período de pandemia e continua exclusivamente no ensino remoto em 2021 – as aulas presenciais no sistema escalonado voltaram no dia 26 de julho para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
“Eu amei fazer as atividades em casa, foi muito legal. Pude aprender bastante e me dedicar. Meus trabalhos são sobre a covid-19, outros países e também um autorretrato”, relata a estudante.
A mãe dela, Vanusa Barbosa de Oliveira, elogiou o trabalho desenvolvido na escola. “O conjunto escola e família é muito importante. Não é fácil ensinar e com a pandemia a gente viu, como pais, a dificuldade dos professores. No caso das aulas de arte, a orientação dos professores foi fundamental. Eles são fenomenais e deram suporte on-line o tempo todo”.
O livro “Poéticas de um tempo pandêmico: trajetórias, possibilidades e experiências no ensino de Arte” foi lançado na terça-feira (23). O e-book escrito pelos professores Douglas Marschner, Evellyn Carvalho de Almeida e Natalia de Assis Dias, está disponível, de graça, no site www.atenaeditora.com.br.
“Todos os trabalhos da exposição foram objeto de análise para a escrita do livro e todos foram feitos pelos alunos no ano passado durante a pandemia, justamente no período que tiveram que ficar em casa. Os pais foram peças fundamentais no processo de remediação para auxiliar o ensino das crianças, foram muito importante”, explicou o professor Fernando dos Santos.
O livro aborda as diferentes práticas artístico-pedagógicas do corpo docente, no período das aulas remotas. Cada capítulo do livro apresenta importantes reflexões pautadas em estratégias metodológicas inovadoras que objetivaram um processo de ensino e aprendizagem em Arte de modo criativo, sensível e crítico. O periódico tem cinco capítulos, cada um deles escrito por um professor integrante. Todo o conteúdo do livro está escrito nas linguagens das disciplinas de Teatro, Música e Artes Visuais.