Professores, diretores e coordenadores das escolas da Rede Municipal de Ensino – Reme participaram nesta tarde (11), no Anfiteatro I Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, do 1º Seminário “O Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil: o grande desafio para os Gestores Escolares”.

O encontro teve como objetivo debater e aprofundar o conhecimento das funções desses profissionais no contexto escolar. A iniciativa teve participação de representantes de EMEIs e também de acadêmicos de Pedagogia.

O Seminário faz parte do projeto de extensão da UFMS, coordenado pela professora Aureotilde Monteiro, mestra em Educação. O evento tem parceria entre Prefeitura e UFMS.

A ação da Secretaria Municipal de Gestão foi promovida pela Escola de Governo de Campo Grande (Egov), sendo coordenado pela Gerência de Educação a Distância.

Relevância

Marlete Correia, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Wilson Taveira Rosalino, responsável por 12 turmas, equivalente a 350 alunos, comentou sobre a relevância da formação.

“É de fundamental importância porque dá um norte para o nosso trabalho. Nós estamos inseridos agora com toda a reforma da BNCC e a educação infantil está ganhando uma nova roupagem, uma nova voz. Reformular o novo PPP trás novas ideias”, disse a pedagoga.

Já a coordenadora pedagógica da Escola Infantil Flora Brites de Eugenio, localizada no Bairro Moreninha II, falou sobre o curso e acrescentou sua importância. A unidade onde ela atua atende 220 crianças de 0 a 4 anos.

“O assunto pautado é o que norteia todo o trabalho que vai ser desenvolvido pelos coordenadores. É de extrema utilidade repensando esse documento, ainda mais a partir de uma gestão democrática, considerando a voz de toda a comunidade escolar”, disse Flora.

A professora adjunta da UFMS, Aureotide Monteiro, comentou sobre a importância do assunto. Para ela o evento é um momento onde todos os profissionais podem debater ideias.

“Esse tema é significativo para o professor, principalmente para os coordenadores e gestores da educação infantil que agora têm uma nova proposta. Esse é um início de um processo que pode estar contribuindo para uma proposta de trabalho.”

O encontro contou ainda com as palestra da Professora-Mestra em Educação, Terezinha Pereira Braz e da Professora-Doutora em Filosofia e História da Educação, Maria Angélica Cardoso.