Professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) receberam nesta sexta-feira (6) premiação referente ao concurso “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, que selecionou projetos de conscientização do trânsito, realizado pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran). Os projetos foram desenvolvidos junto aos alunos de escolas e Centros de Educação Infantil (Ceinfs).

As escolas e ceinfs que entraram na campanha participaram do concurso que teve como finalidade propor aos professores e alunos da Educação infantil e do Ensino Fundamental a realização de estudos sobre o pedestre, passageiro e dispositivo de retenção adequado para o transporte de crianças até 10 anos de idade.

O concurso foi dividido em três categorias: categoria profissional da educação infantil; categoria profissional do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e categoria estudante do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) concorreu nas categorias educação infantil e na categoria Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). As unidades premiadas da Reme foram: o Ceinf Professora Adriana Nogueira Borges; Escolas Municipais:  E.T.I Professora Ana Lucia de Oliveira Batista, E. M. João Evangelista Vieira de Almeida, E.M Elpidio Reis; E.M. Nagem Jorge Saad e E.M. Professor Manoel Inácio de Souza.

A professora Gisléia Nantes do Amaral, Diretora do Ceinf Prof. Adriana Nogueira Borges, que foi classificada dois anos consecutivos, em primeiro e terceiro lugar, comentou da emoção de levar o prêmio. A diretora levou de premiação notebook com 16GB. “Foi emocionante. É o trabalho que fizemos lá no dia a dia com as crianças e ser homenageada com um prêmio desse foi muito gratificante. Em 2016 eu era coordenadora e ganhei em primeiro lugar e em 2017 em terceiro lugar”.

Eva Adriana Gomes Barbosa, coordenadora pedagógica, ganhou a premiação através da Escola de Tempo Integral Ana Lucia de Oliveira Batista, comentou sobre a premiação. “É emocionante. Para mim foi a segunda vez. Essa experiência é única por saber que estamos fazendo um trabalho que trás um retorno  na comunidade em geral. Abordei o tema – Nós podemos ser a mudança que queremos no trânsito”.

Para a professora Graciela Mendes Targino que ganhou o concurso em duas edições consecutivas o concurso é um reconhecimento e uma ação de motivação para alunos e colegas de profissão.

“Foi muito legal ganhar. A gente sente o reconhecimento do trabalho e a gente percebe que esse tipo de concurso é importante, porque motiva mais o professor e ele tem o pode de transmitir isso aos alunos e colegas”.