A Prefeitura de Campo Grande terá de substituir a travessia do Córrego Segredo, prolongamento da Rua Veridiana (conjunto Estrela do Sul) , feita com aço galvanizado, por galerias celulares, as chamadas aduelas, estruturas de concreto armado que pesam, cada uma , 2,5 toneladas. Os engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos avaliaram que o tubo armco, instalado há mais de 10 anos, está comprometido.

Até que sejam encomendadas e adquiridas as galerias, a travessia de 18 metros ficará interditada. Nos próximos 6 dias os moradores de dois condomínios (Castilla 1 e 2 ) localizados logo mais acima terão como alternativa o acesso pela Rua Joanesburgo, aumentando o trajeto em 2 km .

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, na última chuva, registrada domingo, a correnteza trouxe o tronco e os galhos de uma árvore que caiu das margens do Segredo . O material obstruiu em 70% a passagem de água, provocando o transbordamento do córrego. Parte do aterro foi levado e numa das cabeceiras o asfalto cedeu.

Equipes da Sisep fizeram uma avaliação do tubo e constataram que suas paredes estão corroídas, o que torna inviável seu reaproveitamento com segurança. “A travessia tem mais de 10 anos. Junto com a correnteza desce água servida de ligações clandestinas, que ao longo dos anos enferrujou o armco “, explica o secretário.

Além da implantação de uma nova travessia, Rudi explica que é necessário a construção de barragens a montante ( em direção as nascentes do Segredo), para reduzir a velocidade da correnteza e assim evitar o transbordamento do córrego neste trecho.

Remoção de árvores

Além da ação emergencial na Rua Veridiana,travessia do Córrego Segredo, as equipes trabalharam desde as primeiras horas da manhã, desta quarta-feira (13), na limpeza de boca de lobo, patrolamento de trechos críticos de ruas não pavimentadas e remoção de 18 árvores derrubadas pela tempestade.