O Monumento aos Desbravadores – Carro de Boi – será entregue à população totalmente revitalizado na próxima quarta-feira (22) às 9 horas. A revitalização é uma iniciativa da Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). A ação conta com o apoio da empresa parceira 067 Vinhos, responsável pelo paisagismo da praça que abriga o monumento, ao lado do Horto Florestal.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Max Freitas, trata-se do terceiro patrimônio público completamente revitalizado. “Esse projeto de revitalização de monumentos foi pensado para incentivar os campo-grandenses a respeitarem o nosso patrimônio cultural e sentirem-se pertencentes à cultura e história da Capital”, afirma ele.

Para a criadora da obra, a artista Neide Ono, é gratificante ver seu trabalho restaurado. No entanto, ela faz um pedido à população. “Gostaria de pedir a todos para que cuidem do patrimônio público, pois esse dinheiro poderia atender à população de outra maneira. O monumento é pra ser respeitado. É com o nosso dinheiro que a obra foi refeita”, ressaltou..

Segundo Alan Oliveira, proprietário da 067 Vinhos, será um prazer poder reinaugurar, junto à Prefeitura, um  monumento tão importante, que retrata as raízes socioculturais da cidade. “A sensação é de dever cumprido com o nosso amigo e cidadão campo-grandense”, diz.

Histórico da escultura

O Monumento aos Desbravadores é um amplo painel instalado na confluência dos córregos Prosa e Segredo. Ele promove um registro histórico do início da ocupação urbana de Campo Grande, por volta de 1872.

Vindo de carro de boi (segunda viagem), o fundador de nossa cidade, José Antônio Pereira e sua família, iniciaram ali a formação do povoado. O clã construiu os primeiros ranchos na região conhecida à época por Mato Cortado.

O monumento, que mede 10X5m, foi inaugurado em 1996, na Praça Nelly Martins, junto à implantação do Parque Florestal Antonio de Albuquerque.

A obra é composta por peças fundidas em alumínio e metal dourado sobre fundo de granito preto.