Com a homologação do resultado da concorrência pública e definida a empresa que será responsável pela execução (DMP Construções Ltda), nos próximos 30 dias a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos  assina ordem de serviço para a retomada e conclusão das obras do Complexo Seminário etapa A.

Serão investidos R$ 6.818.922,06 na implantação de 1,8 km de drenagem;3,2 km de pavimentação e 2,5 km de recapeamento, além de calçadas e sinalização. Na licitação o preço de referência foi reduzido em R$ 7.844.467,08,  13,07% ( economia de R$ 1.025.922,06)

O projeto contempla a execução de 940 metros de asfalto,  que abre  um novo acesso à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) pelas ruas Marechal Câmara e São Faustino. Na Marechal Câmara, faltam 820 metros de asfalto entre  as ruas São Basílio e São  Maximiliano. Atualmente, o acesso à universidade, que tem 10 mil alunos, é feito pela Avenida Tamandaré e Rua Cardeal Arcoverde.

Em 2017, primeiro ano da atual gestão, quando houve retomada as obras do Seminário Etapa A, foi concluída a travessia sobre o Córrego Seminário e asfaltado o trecho entre a Tenente Lira e São Basílio e parte da São Justino. A obra parou porque a empreiteira vencedora da licitação (feita em 2014) pediu rescisão de contrato.

Nesta última do Seminário Etapa A, será recapeado um trecho de 700 metros da Avenida Tamandaré (entre a Presidente Roosevelt e a  Rua Lateral)  que ainda não recebeu novo pavimento. O restante da avenida, desde a Julio de Castilho, foi recapeado ano passado. Também serão recapeadas as ruas do Seminário e a Avenida Padre João Falco. Vão receber asfalto as ruas e Teodomiro Serra,  Seriema, Araras, Luisa Ribeiro, Bem Te Vi; Doutor Laureano; Theodoro Serra  e 2 de Outubro.

Controle de enchentes

Nesta mesma região da cidade, está programada outra frente de serviço, do Complexo Sírio Libanês, que está com licitação em andamento. Serão investidos R$ 6 milhões na execução de 881 metros de drenagem, 5,8 km de recapeamento e 1 km de pavimentação.

Estão programadas obras de drenagem e controle de enchentes no Jardim Paradiso, que fica na margem esquerda (sentido centro-bairro) da Avenida Tamandaré. O objetivo é criar uma rede de drenagem para escoamento das águas pluviais  até o Córrego Frutuoso (afluente do Segredo) que atravessa a Tamandaré. Receberá drenagem e pavimentação a Rua Três Marias que captará a enxurrada que desce de um bairro vizinho, o Nossa Senhora das Graças.

Quando chove forte, toda esta enxurrada pressiona a drenagem de um bairro vizinho, o Jardim Paradiso, colocando em risco a pavimentação de ruas como Ângela Abdulahad e Carlinda  de Almeida Lemos, onde quando chove forte, a enxurrada leva o asfalto. Estão programadas obras nas ruas Lindóia , Monte Azul, Itabira; Benedito Terra, Rosário Congro, Bonança e  General Benedito Xavier.

Com saldo de recursos do contrato do Complexo Sirio Libanês, serão executados 5,8 km de recapeamento, abrangendo a Avenida Florestal e a Rua Bacabal, acessos ao conjunto habitacional Coophatralho, além da  Avenida Julio Maksoud, no Bairro Monte Castelo.