Presidente da FIEMS, Sergio Longen, juntamente com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, durante entrega dos equipamentos na tarde desta sexta-feira.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), recebeu nesta sexta-feira, dia 23 de julho, a doação de 10 equipamentos de respiração assistida, popularmente conhecidos como Elmo.  A entrega foi feita à tarde ao secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, pelo presidente da Federação das Industriais do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sergio Longen.

“A FIEMS tem sido parceira desde o início do enfrentamento da Covid-19 em nosso Município, seja através da doação de materiais, disponibilização de testagem, estrutura para vacinação, com a cedência do Centro de Convenções Albano Franco, e isso certamente contribui para avançarmos neste processo. Todas estas iniciativas foram e estão sendo revertidas na melhoria da assistência prestada à população”, diz o secretário municipal de Saúde, José Mauro.

O equipamento utiliza um mecanismo de respiração artificial não-invasivo, sem necessidade do paciente ser intubado, com maior segurança também para os profissionais da saúde.

O Município já vinha utilizando o Elmo nas unidades de urgência e emergência, UPAs e CRSs, com resultado de melhora significativa dos pacientes.

O capacete é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação.