Secretário de saúde do município, José Mauro Filho ao lado do presidente da FIEMS, Sergio Longen. (Foto: Michel Faustino/SESAU)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), recebeu a doação de 10 cilindros de alta pressão para oxigênio medicinal de 50 litros e três capacetes de respiração assistida, popularmente conhecido como Elmo, que serão destinados às unidades de urgência e emergência. A assinatura do termo de doação e a entrega dos materiais ocorreu na tarde desta quinta-feira (17) em ato com a presença do presidente da Federação das Industrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sergio Longen.

“Esse é um gesto de humanidade e que deve servir de exemplo. Através da união de esforços nós estamos conseguindo dar uma assistência mais adequada à população. Estes materiais certamente irão fazer toda a diferença lá na ponta (unidades de saúde)”, disse o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

O presidente da Fiems, Sergio Longen, destacou o bom desempenho da Prefeitura no enfrentamento à pandemia de Covid-19, sobretudo na assistência e no processo de vacinação  e reafirmou o compromisso da instituição em colaborar com o município nestas ações.

“A uma mobilização muito grande focada nessa luta e vamos continuar dando o suporte necessário para que seja possível avançar ainda mais”, disse.

A disponibilização de oxigênio nas unidades de sáude, sobretudo nas de urgência e emergência, é essencial para o atendimento de pacientes sintomáticos que apresentem  falta de ar e saturação do oxigênio no sangue abaixo de 92%.

Um dos equipamentos a serem utilizados na assistência deste tipo de paciente é o Elmo, doado ao município. Ele prevê a utilização de um mecanismo de respiração artificial não-invasivo, sem necessidade do paciente ser intubado, com maior segurança também para os profissionais da saúde.

O capacete é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação.