No caminho de uma administração focada em resultados, a equipe da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (SUGEPE) participou, nesta quarta-feira (18), de uma capacitação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a construção de uma Delivery Units (Unidade de Entrega)modelo de gestão para atingir as prioridades do governo.

Esse foi o primeiro passo efetivo para o desenvolvimento do modelo, onde os servidores puderam conhecer como se dá a construção e aplicação da Delivery Units. O modelo prevê a gestão focada na entrega de resultados pelo Município a partir de cinco pilares estruturais: gestão estratégica, coordenação das políticas públicas, monitoramento e melhoria do desempenho das unidades administrativas, gestão das políticas públicas, comunicação de resultados e prestação de contas.

“Nos foi apresentada uma proposta de metodologia que irá auxiliar na definição de prioridades do planejamento, bem como o estabelecimento de procedimentos de rotinas de trabalho na gestão estratégica municipal”, explica o superintendente de Planejamento e Gestão da Informação, Rodrigo Giansante, que está, justamente, trabalhando na construção do Plano Municipal de Gestão Estratégica por Resultado 2021-2024, um conjunto completo, integrado e coordenado de compromissos, decisões e ações para o planejamento estratégico e a gestão municipal.

A ferramenta tem o objetivo de apoiar os gestores a ordenar prioridades, avaliar as capacidades de entregas das secretarias e entidades municipais e definir metas concretas para cada uma delas, de forma realista para o atendimento ao cidadão. Com a adesão ao método do Delivery Units, Campo Grande é a primeira cidade do Brasil a implementar essa ferramenta com assessoria do BID e que também vai incorporar as ações previstas no Modelo de Excelência em Gestão (Meg-Tr), estabelecido pelo Ministério da Economia.

O Modelo consiste na sensibilização dos gestores, capacitação e orientação técnica, constituição do Comitê de Governança e Gestão, aplicação de dinâmica para auto avaliação, priorização de oportunidades e definição do Plano de Melhorias Priorizadas.

A Unidade de Entrega é uma equipe que, com respaldo das altas lideranças da gestão, monitora, gerencia e articula diferentes setores para fazer acontecer a execução e a entrega do Plano de Gestão do Governo. Além de consultoria, o BID vai apoiar o Município com estudos de casos e cooperação técnica para a implantação da Delivery Units.