A Prefeitura de Campo Grande realizou em 2019, por meio da Coordenadoria-Geral de Atendimento ao Cidadão, ligada à Segov, mais de 106 mil atendimentos pela Central 156 e abriu 64 mil ordens de serviço pelo Fala Campo Grande. Esses canais de atendimento permitem ao cidadão participar, de forma ágil e eficiente, da administração pública, com sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e elogios.

Pelo 156, a maior demanda foi com relação à consulta de processos, onde foram registrados mais de 25 mil atendimentos. Também foram feitos mais de 23 mil atendimentos sobre o IPTU.

A Coordenadoria Geral de Atendimento ao Cidadão disponibiliza o serviço 156, que funciona como central telefônica de atendimento ao cidadão. A Prefeitura assumiu a gestão do teleatendimento em 2018, quando o serviço passou a ser realizado por servidores públicos municipais contratados por meio de processo seletivo.

No 156, o cidadão tem acesso a informações referentes às atividades e atribuições desenvolvidas por todas as secretarias municipais e demais unidades administrativas pertencentes à Administração Pública Municipal Direta e Indireta. “Em 2019 trabalhamos para fortalecer o laço com os munícipes, buscando atendê-los diariamente de  forma a facilitar o contato com os órgãos e Secretarias da Prefeitura. Esses resultados mostram a solidez da plataforma Fala Campo Grande – 156, que conta com atendimento via telefone, web, mobile e  também indicações da Câmara de Vereadores”, disse o coordenador-geral de Atendimento ao Cidadão, Marcos Haroitto.

A Prefeitura também oferece mais dois canais de acesso para o cidadão: o Chat e o Whatsapp. O objetivo destas plataformas, criadas em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), são de atuar na defesa dos direitos e dos interesses individuais e coletivos, no que diz respeito aos serviços públicos prestados pelo Poder Executivo Municipal.

Além de manter os usuários informados sobre a situação e andamento das requisições protocoladas via Fala Campo Grande, plataforma criada pela Agetec e gerida pela Coordenadoria Geral de Atendimento ao Cidadão (http://fala.campogrande.ms.gov.br/ ou o APP), o serviço de teleatendimento pelo 156 também informa o contribuinte sobre os caminhos para que ele chegue até a secretaria  ou órgão responsável pela sua demanda, caso a requisição da mesma não possa ser feito através da própria central telefônica.

O diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso, falou dos resultados obtidos através de um trabalho conjunto entre os órgãos do Município. “A atual gestão tem essa preocupação, de usar a tecnologia para ajudar a criar ferramentas junto com as Secretarias, otimizando o trabalho das áreas e melhorando a comunicação com a população. Outra ferramenta online entregue para o cidadão foi a Carta de Serviços ao Usuário, desenvolvida com a orientação da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência e que coloca Campo Grande na vanguarda por oferecer plataformas online para participação do cidadão e de transparência pública”, pontuou.

“Percebemos grande diferença na qualidade da gestão da informação e no andamento das demandas quando a Prefeitura criou a Coordenadoria-Geral de Atendimento ao Cidadão. Antes a plataforma Fala Campo Grande era gerida pela Ouvidoria do Município, mas a partir do começo de 2019, através de um termo de cooperação técnica, passaram a utilizar a plataforma E-Ouv, ferramenta do Governo Federal voltada às Ouvidorias Municipais”, completa Paulo.

Sobre os canais de comunicação

Por meio do site http://cartadeservicos.campogrande.ms.gov.br , o cidadão tem acesso aos serviços prestados pela Prefeitura de Campo Grande, bem como os documentos necessários para obtenção e locais de atendimento ao público.

Por meio do site www.campogrande.ms.gov.br/ouvidoria , o cidadão tem acesso ao Chat que conta com seis servidores disponíveis para atendê-lo de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h e 13h às 17h30. Caso prefira contato pelo aplicativo do WhatsApp, o usuário poderá enviar sua mensagem de texto, áudio ou vídeo para o número 67 98478-4349, que também funciona de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h e 13h às 17h30.

Além dos canais citados acima, o cidadão e o servidor poderão se manifestar através do E-Ouv, plataforma online do Governo Federal disponibilizada para as ouvidorias municipais, através do link http://www.ouvidorias.ms.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx. A Ouvidoria do Município será responsável por encaminhar as solicitações recebidas aos agentes públicos, órgãos e entidades da estrutura do Poder Público Municipal para prestação de informações e, quando necessário, apuração de condutas apontadas pelos cidadãos.