Na última sexta-feira (22) a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB) realizou em conjunto com a Universidade Católica Dom Bosco o Diálogo do Diagnóstico Participativo do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula – APA do Ceroula. A ação é parte de uma das etapas de elaboração do Plano de Manejo da APA do Ceroula, conforme previsto no Contrato n. 21, de 23 de janeiro de 2019.

Planurb2A APA do Ceroula foi instituída por meio do Decreto Municipal n. 8.264, de 27 de julho de 2001, com o objetivo de recuperar, proteger e conservar os cursos d’água que compõem a Bacia do Córrego Ceroula, bem como proteger os ecossistemas locais, suas paisagens notáveis, o solo e demais atributos naturais que possam ser considerados relevantes. A Unidade de Conservação possui aproximadamente 66.954ha (sessenta e seis mil, novecentos e cinquenta e quatro hectares).

O Plano de Manejo da APA do Ceroula está sendo desenvolvido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio de uma equipe de pesquisadores, técnicos, e com a participação da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UCDB (S-Inova).

A coordenadora do trabalho pela UCDB, Engenheira Sanitarista e Ambiental Ana Paula Teles, apresentou detalhes de como está organizado as etapas do projeto de elaboração do Plano de Manejo, lembrando que a intenção é trabalhar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da Bacia do Córrego Ceroula. “A metodologia seguida para a realização das etapas do Plano de Manejo atende ao Roteiro Metodológico para elaboração de Planos de Manejo do IBAMA, onde prevê que as atividades tenham um enfoque participativo, envolvendo a população local, para que o documento garanta o desenvolvimento sustentável da região”, disse.

Na sequência aconteceu de uma oficina participativa, com o enfoque em obter subsídios para a proposição de ações de manejo para a APA do Ceroula.  Além do Diálogo do Diagnóstico Participativo realizado no período vespertino, a UCDB realizou a apresentação do trabalho aos acadêmicos da instituição nos períodos matutino e noturno, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Plano de Manejo

O Plano de Manejo é um instrumento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei n° 9.985/2000), com objetivo geral de organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas e ainda a sustentabilidade ecológica, econômica e social, com propósito a compatibilizar o crescimento econômico e a proteção dos recursos naturais.