Prefeitura realiza 2º encontro de Arte, Cultura, Educação, Esporte, Profissionalização, Trabalho e Direitos Humanos

CORINGA

Campo Grande, 19/08/2019 às 15:57

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov) e da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, realizou nesta segunda-feira (19) o 2º Encontro de Arte, Cultura, Educação Cultura,Educação, Esporte, Profissionalização, Trabalho e Direitos Humanos.
A Ação tem como articuladora a Coordenadoria de Proteção à População em situação de Rua e Políticas sobre Drogas (COPRAD). O evento reuniu homens e mulheres que estavam em situação de rua e que hoje se encontram acolhidos em Comunidades Terapêuticas em tratamento contra a dependência química.
O trabalho é resultado de um conjunto de atividades oriundas do PAIC- Programa de Ação Integrada e Continuada, e propôs a exposição de arte através dos artesanatos produzidos pelos acolhidos, apresentação teatral, palestras sobre educação e direitos humanos, dentre outras atividades que enriqueceram a ação proposta.
Cerca de 300 pessoas participaram do encontro, que na oportunidade presenciaram a solenidade de posse do Comitê POP RUA CG, que tem por objetivo acompanhar e monitorar as políticas públicas para pessoas em situação de rua da cidade de Campo Grande.
Anselmo Lopes, 54 anos, que durante 25 anos morou nas ruas do entorno da Antiga Rodoviária, relata que enfrentou a dura realidade do vício das drogas e hoje se encontra em recuperação em uma comunidade terapêutica. Ele agora trabalha como ativista voluntário na abordagem de pessoas que enfrentam o mesmo problema. “Me sinto grato ao poder público da Capital, pois me deram uma oportunidade de reabilitação em meio à sociedade. Hoje posso sonhar novamente’’, disse Anselmo, que acabou de se casar novamente.
A ação tem o apoio da Câmara Municipal, Sesau, SAS, OAB, DPE, Comunidades Terapêuticas (Esquadrão da Vida, Jaboque, Cadri, Certa e Comtapes), entre outros.
Para o Subsecretário Ademar Junior, esse encontro é uma vitrine para mostrar à população que estamos levando a sério o compromisso da gestão  municipal em relação aos direitos humanos. ‘’O nosso objetivo é assegurar o acesso amplo, simplificado e seguro da pessoa em situação de rua aos serviços e programas que integram as políticas públicas em favor desta classe da população’.
A Coordenadora da COPRAD, Bárbara Rodrigues, falou da visibilidade dos trabalhos realizados pelos acolhidos dentro das instituições. “Eles estão estudando, resgatando seus sonhos, se qualificando profissionalmente. O encontro mostra que a parceria da Prefeitura com as Comunidades Terapêuticas, Secretarias e sociedade civil está dando certo. 14 pessoas já terminaram o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e quem tem a ganhar é a população como um todo’’.
Para Erick Rodrigues Ribeiro, que está há 7 meses em reabilitação, essa é uma chance que não pode ser desperdiçada. “Para mim é um recomeço, uma nova vida. É bom ter outra oportunidade de estudar, mostrar minha arte’’, ressaltou Erick.
Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/