Prefeitura promove Caminhada pela Paz na região do Bairro Dom Antônio Barbosa

IMG_8465

Campo Grande, 30/08/2019 às 11:18

Representantes de mais de 25 entidades governamentais e não governamentais participaram nesta sexta-feira (30) da 14ª Caminhada da Paz, promovida na região do bairro Dom Antônio Barbosa, pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

WhatsApp Image 2019-08-30 at 10.43.35 (1)A atividade que faz parte do calendário em comemoração aos 120 anos de Campo Grande objetiva sensibilizar a população, refletindo juntamente com ela a necessidade de se viver em Paz dentro da comunidade e da família, nos lares, e na própria sociedade como forma de enfrentamento à violência nas suas diversas expressões.

O prefeito Marquinhos Trad salientou a presença das crianças no evento, que ali estavam para ensinar aos adultos.

“Criança é pura, é inocência, e a partir do momento que elas estão pedindo para os adultos, e o que eu eles pedem: não é dinheiro! É só para não ser agredido, que um ser humano não agrida o outro. Não mate o outro, será que isso é tão difícil de existir no mundo?”, disse.IMG_8463

Já a vice prefeita Adriane Lopes agradeceu a presença de todos. “Vamos juntos marchar e declarar a paz não só no Dom Antonio Barbosa, mas em toda Campo Grande”, afirmou.

A Caminhada pela Paz teve início no ano de 2005, quando no mês de agosto, um soldado que servia o exército, levou um tiro e veio a falecer. O acontecimento foi na Avenida Evelina Selingard. Na época havia uma grande tensão entre os jovens das comunidades do Parque do Sol e Dom Antonio.

Dona Elza Silva do Rosário, 60 anos, dona de casa que participa há 8 anos da Caminhada da Paz se lembrou de como era o bairro na época.

IMG_8293“Essa caminhada é uma benção, porque aqui tinha muita criminalidade, muita morte, meus amigos faleceram aqui, matados. Com esse evento que está tendo agora, está ótimo, está tendo uma paz enorme. A gente vem deixar o recado para que essas coisas não aconteçam mais”, frisou.

Já dona Francisca Ercília Pinheiro,de  62 anos, que mora há 30 no bairro, vai todos os anos no evento.

“É um momento muito único, muito bom. A gente precisa de incentivo, de paz, essa paz que nós precisamos levar e mostrar para o povo que estamos aqui e que estamos vivos e unidos”, afirmou.

A Caminhada também contou com participantes de primeira viagem. Dona Leda Martins Xavier, 51 anos, antiga moradora do bairro disse que estava IMG_8295no evento pela primeira vez.

“Eu vim de Aquidauana morar em Campo Grande para poder fazer tratamento de saúde. Eu morava no Centenário, ai de lá mudei para cá, Essa Caminha é muito boa para mostrarmos para todo o Brasil a importância desta simbologia pela paz. Tem muita coisa acontecendo, as mulheres tem que mostrar a sua força”, disse.

A Caminha se iniciou na Rua Lúcia dos Santos, seguindo pela avenida Evelina Selingardi e encerrou em frente ao PSF do Parque do Sol.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/