A juventude de Campo Grande mais uma vez sairá a frente. Isso porque, visando a capacitação para receber todos os benefícios socioeconômicos previstos com a Rota Biomecânica, a Subsecretaria de Políticas para a Juventude (SUBJUV/CG) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia já prepara projeto amplo de capacitação e qualificação ao jovem da Capital.

O Superintendente de Comércio Exterior da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia Jhony Cesar (SEDESC), juntamente com Paulo Cesar Fialho Gerente de Promoção de Campo Grande no Exterior, apresentaram o projeto Conhecer e Saber, para tratar da criação de cursos de capacitação visando à relação comércio exterior com o acesso da Rota Bioceânica, como meio de integração da cidade, para as conexões proporcionadas através dessa rota.

A Subsecretária de Políticas para a Juventude, Laura Miranda destacou como as ações da SUBJUV podem contribuir neste sentido. “Dentro do nosso leque já temos nossa plataforma EAD que disponibilizará curso para esclarecimento quanto a importância da rota e consequentemente, abertura de novas oportunidades aos nossos jovens. Bem como, cursos presenciais de idioma e treinamentos específicos para preparação a esse novo momento do mercado de trabalho em Campo Grande”, explicou.

A preparação de empresas e pessoas é uma das funções do projeto como disse o Superintendente da SEDESC, Jhony Cesar. “Nós somos da região de fronteira, seria de melhor proveito se os jovens dominassem idioma e conhecimentos locais, isso abriria o mercado e novas possibilidades para ele. Essa é nossa ideia nessa reunião, alinhar o assunto com quem já trabalha os jovens de nossa cidade” Disse.

O que é a Bioceânica?

A Rota de Integração Latino Americana (RILA), ou Rota Bioceânica, é um corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros, que pretende ligar o Oceano Atlântico aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina. Segundo seus propagadores, seria uma alternativa ao Porto de Santos (SP), encurtando distância e tempo para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. No estado de Mato Grosso do Sul, a rodovia atravessa a parte sul do Pantanal.